O céu de Ribeirão Preto volta a receber as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça. O espetáculo acontece no domingo, dia 31 de julho, às 13h30, e a novidade fica por conta do novo local da apresentação: o Parque das Oliveiras, na região oeste, conhecido popularmente como Cristo Redentor.
A entrada será totalmente gratuita. Aqueles que quiserem, poderão fazer a doação voluntária de um quilo de alimento não perecível, destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, que repassará as doações a entidades assistenciais da cidade.
A apresentação contará com sete aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira, quinta aeronave adotada na história da Esquadrilha, sendo utilizada desde 2015, após um período de dois anos de implantação e adaptação. Cada posição de voo tem uma função específica.
Após cinco anos desde a realização da última apresentação no município, os ribeirão-pretanos terão um conterrâneo no comando da locução da apresentação. O piloto militar da Esquadrilha da Fumaça, Vinícius Moreno, ficará em solo realizando a locução da demonstração, que terá duração de 35 minutos e cerca de 50 acrobacias.
A Esquadrilha da Fumaça nasceu no Rio de Janeiro, através da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar.
Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça, no Rio de Janeiro. Completando 70 anos de existência em 2022, a Esquadrilha da Fumaça se concretizou como um instrumento de comunicação social da FAB, com manobras arrojadas e algumas exclusivas que a fazem diferenciar das demais esquadrilhas.
Serviço
Data: 31 de julho
Horário: 13h30
Local: avenida Arsênio Sacilotto, Parque das Oliveiras
Entrada: doação voluntária de um quilo de alimento não perecível