22/11/2023 às 10h00min - Atualizada em 22/11/2023 às 10h00min

Banco de Sangue de Sertãozinho realiza ações especiais pela Semana do Doador de Sangue

GH Comunicação
“Multiplique Amor e Vida. Doe Sangue”. Esse foi o tema escolhido pelo Banco de Sangue de Sertãozinho (BSS) para a Semana do Doador 2023. A motivação é reforçar a necessidade de paz e amor ao próximo, tão presente no ato voluntário de salvar vidas, por meio da doação de sangue.

Dessa forma, até o próximo sábado, 25/11, data em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, a unidade recepcionará seus doadores com um lanche especial pós-doação. Além disso, por meio do apoio de empresas que apoiam a doação de sangue, nos próximos dias, os doadores também receberão uma camiseta personalizada, que ajuda a propagar esse gesto tão nobre.

O fato é que, muito além de celebrar a data, tradicionalmente comemorada todos os anos pelo BSS, as ações são um pedido de ajuda, quase uma convocação para que as pessoas com boa saúde doem alguns minutos do seu tempo para salvar vidas, já que, desde o mês de setembro, o número de doadores caiu de forma sensível, o que causa muita preocupação. “O último trimestre foi muito atípico. Acreditamos que a quantidade de feriados, que propiciaram mais oportunidades para as pessoas viajarem, também ajudaram a desviar o foco do compromisso com a doação de sangue. O que nos preocupa, justamente, é que estamos partindo para a reta final do ano, momento em que a demanda por hemocomponentes, que são os subprodutos do sangue, aumenta por vários motivos, incluindo as cirurgias de emergência em decorrência de acidentes em rodovias, por exemplo”, explica a diretora da unidade, Drª Cássia Pacca, “isso, sem contar a rotina de pacientes oncológicos que precisam receber algum tipo de hemocomponente com regularidade, como suporte aos seus tratamentos”.

A necessidade de sangue é universal e fundamental para diversos tratamentos e intervenções urgentes em pacientes que sofrem de condições com risco de morte. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas ou mais. “O Brasil é um país que tem tudo para ser um dos líderes de doação de sangue no mundo, só que, em contrapartida, é também um país que, graças a Deus, nunca passou por conflitos, como o que estamos assistindo entre Israel e o grupo extremista Hamas, que, logo no segundo dia de confrontos, mobilizou espontaneamente os civis a fazerem filas para doarem sangue. Então, há uma questão cultural envolvida, porém, a necessidade de mantermos os estoques de hemocomponentes em níveis seguros é real e urgente”, pondera a diretora.

O que é preciso para doar sangue? Em primeiro lugar, ter boa vontade em destinar cerca de 30 minutos do seu tempo para salvar vidas. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores só podem doar na presença dos pais ou de um responsável legal. Quem vai doar sangue pela primeira vez deve ter até 61 anos de idade.

Outro ponto importante é que o doador de sangue tem acesso a um check-up gratuito, ou seja, a realização de diversos exames para garantir toda a segurança do procedimento.

O BSS está localizado à rua Epitácio Pessoa, 1.401 – Centro.  O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e aos sábados, das 7h às 12h. 

Garantindo a segurança hemoterápica no atendimento de todos os pacientes SUS e de convênios internados na Santa Casa da cidade, o BSS é responsável também pelo atendimento dos pacientes regulados dos municípios de Barrinha, Pontal, Dumont, Pitangueiras, Jaboticabal, Pradópolis, Monte Alto e Guariba – o chamado “Horizonte Verde”.

Mais informações podem ser obtidas pelo site (www.bssdoesangue.com.br); por telefone (16 3942-3404) ou WhatsApp (16 98169-0001).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://avozderibeirao.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp