A tecnologia está revolucionando o agronegócio, e a inteligência artificial, internet das coisas e big data já fazem parte do cotidiano no campo, mudando a forma como os produtores conduzem seus negócios. Conhecer e dominar essas novas tecnologias é fundamental para os novos profissionais do agronegócio. Por isso, a Fundação Coopercitrus Credicitrus em parceria com o Centro Paula Souza e a Fatec de Bebedouro apresenta o curso de Big Data no Agronegócio.
A graduação capacita os participantes para manipular e analisar grandes volumes de dados, aplicando-os de maneira eficaz no agronegócio. Durante os três anos do curso, os estudantes têm a oportunidade de adquirir as habilidades necessárias para prosperar na nova era da agricultura impulsionada pela inteligência artificial.
As inscrições para o processo seletivo estão abertas e devem ser feitas pelo site da Fatec até dia 12 de dezembro. O exame acontece no dia 7 de janeiro de 2024. O curso é gratuito, com aulas no período noturno na Fundação Coopercitrus Credicitrus em Bebedouro.
No dia a dia do campo, são coletados um enorme volume de dados por diferentes plataformas, como tratores e máquinas com tecnologias embarcadas, drones, sistemas de irrigação e amostragem de solo. Ao analisar esses dados ao longo das safras, o produtor pode acompanhar a evolução dos resultados e entender tudo o que precisa melhorar para tomar decisões antecipadas.
Tiago Aleixo, Gerente de Serviços de Tecnologia Agrícola da Coopercitrus, ressalta a importância da análise de dados no agronegócio, afirmando que "só é possível melhorar aquilo que conseguimos medir". O curso de Big Data no Agronegócio da Coopercitrus oferece aos profissionais do setor as ferramentas necessárias para medir, analisar e, consequentemente, melhorar o desempenho de suas atividades agrícolas.
Essa parceria entre Coopercitrus e Fatec oferece excelentes conteúdos e professores de alta qualidade, proporcionando uma formação de excelência para os futuros profissionais do agronegócio.