O prefeito Duarte Nogueira, ao lado do secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, anunciou nesta quarta-feira, dia 27 de julho, em coletiva de imprensa realizada no salão nobre do Palácio Rio Branco, várias ações para a educação municipal. Dentre os anúncios, a ampliação do projeto “Todos Juntos” para os alunos dos 5º anos do ensino fundamental. Agora, 12.333 alunos do 1º ao 5º ano terão o 2º professor na sala de aula. Todas as ações fazem parte de um pacote focado para recuperar a defasagem na aprendizagem dos estudantes, intensificada durante o ensino remoto no período da pandemia.
“Após uma avaliação diagnóstica, realizada no ano passado, foi constatada uma defasagem no que tange à leitura, escrita e cálculos dos alunos que estão nos anos iniciais do ensino fundamental. Por isso, entre outras ações implantadas, esse projeto vem com um olhar individualizado ao nosso aluno, que tanto teve o ensino comprometido durante a pandemia da Covid-19”, explicou o prefeito.
O 2º professor está todos os dias na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental e trabalha em parceria com o professor titular. O projeto começou no final de abril, para execução no 2º, 3º e 4º bimestres. No final do ano serão realizadas avaliações para aferir o processo e a criação de uma nova proposta para o ano letivo de 2023.
“São muitas ações voltadas à educação municipal, que é uma das minhas prioridades. A ampliação do projeto ‘Todos juntos' é de extrema importância para a recuperação dos nossos estudantes, juntamente com tantos outros investimentos realizados, com o objetivo principal de elevar a qualidade do nosso ensino”, finalizou o chefe do Executivo.
Outros anúncios
Avaliação Diagnóstica, em parceria com a VUNESP, que contemplará 15 mil alunos, estruturando as provas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Língua Inglesa. As avaliações acontecerão em agosto e novembro deste ano;
Convênio entre a Universidade de São Paulo com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da USP, que tem como objetivo promover projetos de pesquisa que visam à melhoria da qualidade da educação pública municipal, com formação de professores e gestores;
Chamamento de mais 219 docentes, sendo 100 para o projeto “Todos Juntos” e 116 para diversas especialidades, dos quais 49 serão para AEE – Atendimento Educacional Especializado;
Projeto de Lei, que será encaminhado ao Legislativo, para abertura de crédito suplementar no valor de R$58.805.000,00, que serão utilizados na educação do município.
Fonte: CCS Prefeitura Ribeirão Preto