Chegou ao fim mais uma edição do NASA Space Apps, competição internacional que acontece simultaneamente em mais de 180 cidades ao redor do mundo. Em Ribeirão Preto, o Multiplan Hall, no RibeirãoShopping, foi a sede local e recebeu 300 competidores, que criaram soluções para problemas reais a partir da base de dados da própria agência espacial. O tema desta edição foi “Tudo o que o Sol Toca”.
O vencedor do hackathon ribeirão-pretano em 2024 foi o grupo AgroDecision, que impressionou o público e o jurados com um aplicativo que promete revolucionar a vida no campo.
“Criamos um app para facilitar e simplificar a vida do agricultor. Ele vai trazer dados meteorológicos que vão ajudar o profissional a tomar decisões mais assertivas no momento de fazer o plantio”, explica o publicitário César Litholdo, representante da equipe.
Em sua primeira participação no NASA Space Apps, Litholdo, agora, já pensa na etapa global. “A sensação é indescritível, não imaginei que chegaríamos nesse ponto, porque foi tudo corrido e o desafio foi enorme, o que torna a surpresa ainda mais grata. Vimos que o impossível não é tão impossível assim, vamos torcer para chegar lá”, destaca.
Completaram o pódio do NASA Space Apps Ribeirão Preto os grupos PulseSeekers (2º lugar) e Counter Fource (3º lugar). Os vencedores da etapa global, escolhidos pela própria National Aeronautics and Space Administration (NASA), receberão um convite para conhecer a sede da agência em Washington D.C., nos Estados Unidos.
Premiação
Foram 48 horas de competição ininterruptas. Ao final desse tempo, as equipes precisaram apresentar seus projetos para uma banca de jurados com especialistas, patrocinadores e organizadores do NASA Space Apps Ribeirão Preto.
Diretor de Operações da Join Ads, referência em mídia programática na América Latina e patrocinadora do evento, Rafa Russo ressaltou a importância de um evento dessa magnitude. “Gostamos daquilo que foge dos padrões e estamos sempre antenados em tecnologia, inovação e soluções práticas. É um privilégio estar no meio de tantos participantes engajados em ajudar as pessoas e o mundo de forma geral”, comentou o profissional, que, durante todo o evento comandou um podcast ao vivo com palestrantes, convidados e organizadores do evento.
Além dos troféus e da possibilidade de vencer a disputa mundial, os três vencedores conquistaram, ainda, uma premiação surpresa. “Nosso objetivo é construir oportunidades e transformar vidas. Por isso, as equipes campeãs poderão usar o nosso hub de inovação gratuitamente até o final desse ano”, anunciou Michael Feitosa, analista de Inovação e Transformação Digital do Instituto Credicitrus, apoiador master da competição.
“E tem mais: além de usar o espaço, as equipes terão uma mentoria gratuita e, ao final do período, apresentarão um pitch (apresentação para vender uma ideia, projeto ou negócio) para os líderes executivos do Instituto Credicitrus”, complementou o Gerente de Marketing, Gledson Viana.
Próxima edição
Com o sucesso de mais uma edição do NASA Space Apps em Ribeirão Preto, os pedidos para que a competição continue no ano que vem surtiram efeito e o evento de 2025 já está confirmado, garante Clayton Guimarães, líder regional da competição. “Vivemos dias intensos e ficamos orgulhosos de cada um dos participantes. Nós, seres-humanos, somos a principal fonte de energia da Terra e, sem toda essa galera, entre participantes, voluntários, mentores, patrocinadores e palestrantes, nada disso seria possível.”
“O NASA Space Apps é o encontro de pessoas diferentes, com profissões e classes distintas, mas unidas por um único propósito. Eram engenheiros, professores, advogados e estudantes trabalhando em prol de um objetivo. Nos vemos novamente em 2025”, finaliza André Patrocínio, líder regional de comunicação do NASA Space Apps Challenge em Ribeirão Preto.