Você sabia que Ribeirão Preto possui uma equipe de meninas de 11 a 13 anos que pretende disputar os campeonatos nacionais e internacionais de Cheerleading? As 18 jovens são alunas do Colégio Marista Champagnat e há nove meses vem se preparando para participar de competições de alto nível.
“O nosso grupo de esportistas treina aqui no Colégio Marista Champagnat e é uma das poucas equipes que temos no Brasil atualmente. Estamos trabalhando para que as meninas possam disputar diversas competições” diz a professora Liz Tapigliane Cogine, treinadora.
Em 2023, o time do Colégio Marista de Ribeirão Preto já competiu na primeira edição da disputa nacional.
“Esse campeonato foi muito bom para que as nossas atletas não só treinem e vejam o nível das outras atletas brasileiras como também para divulgarmos o esporte no nosso país”, completa a treinadora do Colégio Marista Champagnat.
Mas e o que é o cheerleading?
A palavra inglesa cheerleader significa “líder de torcida”. A modalidade nasceu na Inglaterra e ficou conhecida mundialmente por meio dos Estados Unidos em que os times escolares e universitários contam sempre com as animadoras. Com o tempo, passou a ser entendida como esporte e hoje é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e tem a possibilidade de ser integrada aos Jogos Olímpicos de Los Angeles, Estados Unidos, em 2028.