03/08/2022 às 09h00min - Atualizada em 03/08/2022 às 09h00min

Rotatória Amin Calil – retrato do Século XX


 

Em meio às várias obras que Ribeirão Preto assiste, há uma em que a população gostaria de ver. Embora intervenções estejam sendo feitas nas cinco regiões da cidade, motoristas torcem para que, o quanto antes, a Rotatória Amin Calil, receba intervenções importantes, como um viaduto capaz de ligar as avenidas Eduardo Andréia Matarazzo e Fábio Barreto.

“Eu passo por ali praticamente todos os dias e sofro muito com a quantidade de carros. É muita gente saindo da Zona Norte em direção à outras regiões da cidade. Algo deveria ser feito o quanto antes”, explicou João Roberto, que passa pela via, justamente nos horários de pico.

E ele não é o único a reclamar da situação da rotatória. Embora intervenções estejam sendo feitas, tanto na rotatória quanto nas proximidades, possibilitando melhor fluidez do trânsito, muitos pensam não ser suficiente.

“Nos anos 90 recordo-me que havia inclusive circos na Rotatória. Porém, a cidade era diferente. Não havia este número de carros. Hoje está insustentável. É um grande ponto de lentidão que a prefeitura deveria resolver”, lembrou o motorista.

Segundo o engenheiro José Francisco de Carvalho Ramos, o poder público deveria se atentar mais à rotatória, uma das mais importantes da cidade.

“Na Rotatória Amin Calil já deveria ter sido pensado um viaduto que interligasse a Via Norte à Fábio Barreto. Aquela rotatória tem a tendência, mesmo com o semáforo, a sempre ser um ponto de estrangulamento, em função da quantidade de pessoas que vive nas regiões Norte e Oeste da cidade”, explicou.

De acordo com ele, o município deve ser criativo, pois a tendência é que a situação piore cada dia mais.

“Nesse caso, a melhor saída seria um viaduto que liga a Via Norte com a Francisco Junqueira, sem ter o cruzamento com a rotatória. Parecido com outras obras que vemos pela cidade. Outra medida, é o estímulo do uso do transporte público, mas para isso é necessário um transporte público eficiente, o que não é visto em Ribeirão.”

Em nota, a Transerp informou que a rotatória está inserida nas obras do corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I, o qual irá contribuir para melhorias no trânsito deste dispositivo viário. Tais obras realizadas nesta região têm como objetivo mais rapidez no deslocamento dos trabalhadores.

Ainda, a Transerp informa que na referida rotatória está prevista a implantação de um sistema semafórico. O início da operação depende da entrega total da obra do corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I.

A prefeitura também foi procurada e disse que está sendo implantado na rotatória Amin Calil o Corredor de Ônibus da avenida Dom Pedro I. Entre as melhorias, está a substituição de toda a malha viária, readequação das esquinas com a implantação de rampas de acesso para cadeirantes, com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia para deficientes visuais, semaforização inteligente, além de sinalização com botoeiras para pedestres e onda verde.


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