O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), tem um fim de semana repleto de atividades. Na esplanada, a tradicional Feira de Artesanato traz peças feitas por artesãos locais e a artista plástica Lilo executa suas técnicas ao vivo no projeto "Domingo com Arte". No Galpão das Artes, uma exposição de obras abstratas comemora os 50 anos de carreira do artista ribeirão-pretano Macalé.
Na quarta-feira (13), Jacir de Vicente, professor e pesquisador de aspectos da obra de Portinari, faz uma palestra sobre a representação da população negra nos trabalhos do artista, ressaltando aspectos fundamentais da cultura e espiritualidade afro-brasileira. Confira, abaixo, a programação completa.
Feira de Artesanato
A tradicional feira de artesanato na esplanada do Museu Casa de Portinari acontece no sábado (09) e no domingo (10). Grupos de artesãos locais apresentam suas produções e técnicas em trabalhos manuais expostos para o público na maior parte do dia. A atividade gera renda, incentiva o empreendedorismo, contribui para a inclusão social e promoção da cidadania.
Datas: 09 e 10 de novembro
Horário: das 10h às 16h
Gratuito
Domingo com Arte
O Domingo com Arte é um encontro com artistas da cidade e região, além de grupos de artesanatos da comunidade. O objetivo é oferecer ao público visitante da instituição a oportunidade de apreciar o fazer artístico, em tempo real. Quem visitar o museu ou passar um tempo na esplanada poderá conferir as técnicas de trabalho da artista Josana Carla Gomes da Silva, a Lilo.
Data: 10 de novembro (domingo)
Horário: às 10h
Gratuito
Palestra "Candido Portinari e a Representação do Negro: Arte, Identidade e Espiritualidade"
Em celebração ao mês da Consciência Negra, o Museu Casa de Portinari convida o professor Jacir de Vicente, profundo estudioso de aspectos da vida e obra de Candido Portinari, para proferir a palestra "Candido Portinari e a Representação do Negro: Arte, Identidade e Espiritualidade". A fala do professor busca explorar a maneira como o artista retratou a população negra em suas obras, ressaltando aspectos fundamentais da cultura e espiritualidade afro-brasileira.
Ao analisar o contexto histórico e social do Brasil em que Portinari viveu, a palestra discute como ele capturou a identidade negra, suas lutas e tradições, utilizando a arte como um instrumento de denúncia social e de valorização da diversidade cultural. Além de destacar a relevância dessas representações, o encontro convida à reflexão sobre o simbolismo e a espiritualidade presentes em suas telas, promovendo um diálogo profundo entre arte, história e resistência da população negra no Brasil.
Data: 13 de novembro (quarta-feira)
Horário: às 9h
Informações: (16) 99142-7172
Gratuito
Exposição "Macalé: Formas e Fatos"
Em celebração ao "Ano Macalé", que marca os 50 anos de carreira do artista plástico Jaime Domingos Cruz, conhecido como Macalé, o Museu Casa de Portinari apresenta a exposição "Macalé: Formas e Fatos". A mostra revela um novo e instigante capítulo na carreira do artista de Ribeirão Preto, apresentando obras inéditas que exploram a abstração com profundidade e sensibilidade.
As criações, que atravessam diferentes linguagens e formas, refletem o compromisso de Macalé em representar a estética e a cultura afro-brasileira, resgatando narrativas e tradições que muitas vezes foram invisibilizadas.
Segundo a curadoria da mostra, a cargo de Betto Souza e Emaye Natalia Marques, com produção de Márcia Cruz, a exposição é uma imersão em formas abstratas que transcendem o campo do estético, ecoando um discurso de resistência e identidade, em consonância com a rica produção artística afro-brasileira.
Datas: até 1º de dezembro
Horário: das 9h às 17h (terça-feira a domingo)
Local: Galpão das Artes (rua João Brisotti, 128, Centro, Brodowski/SP)
Gratuito
Outras atividades no mês de novembro
Domingo com Arte (edição virtual)
Data: 10 de novembro, às 15h, nas redes sociais do museu
Família no Museu Atividades Intergeracionais
Datas: 16 e 17 de novembro, das 10h às 16h
Clique no Museu
Data: 17 de novembro, às 10h
Saberes e Fazeres: Vaso Autoirrigável
Data: 19 de novembro, às 10h
Não Deixe o Samba Morrer! Celebração ao Mês da Consciência Negra
Datas: 19 a 24 de novembro, das 10h às 17h
Coreografia de Dança Contemporânea: Celebração ao Mês da Consciência Negra
Data: 20 de novembro, às 15h30
Painel Instagramável "Os Sambistas" Celebração ao Mês da Consciência Negra
Datas: 19 a 24 de novembro, das 10h às 17h
Acervo em Segundos
Data: 22 de novembro, às 10h
Oficina de Confecção de Chocalho Celebração ao Mês da Consciência Negra
Datas: 23 e 24 de novembro, às 9h e às 14h
Confira todas as informações sobre a programação do Museu Casa de Portinari no site da instituição.
Museu Casa de Portinari
Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari - Organização Social de Cultura, tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari e representa a forte ligação do pintor com sua terra natal, origens e laços familiares.
É o local onde ele realizou suas primeiras experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a "Capela da Nonna", que Portinari pintou para sua avó.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.
Entrada: gratuita
Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP)
Informações: (16) 3664-4284
YouTube: /casadeportinari
Instagram: @museucadeportinari
Facebook: /museucasadeportinari