Na extraordinária Patagônia Argentina há um passeio simplesmente imperdível: o Caminho dos Sete Lagos!
Também conhecido como Rota dos 7 Lagos, é um circuito turístico composto pelos lagos Lácar, Machónico, Falkner, Villarino, Escondido, Correntoso e Espejo!
Porém, esses não são os únicos lagos que você poderá visitar. O percurso passa muito perto dos lagos Meliquina, Hermoso, Traful e Nahuel Huapi!
Ou seja, ao todo são 11 lagos os quais você poderá conhecer, desfrutando de toda a beleza proporcionada pelos belos cenários ao redor.
Perfeito para quem aprecia a natureza, ama fotografias, gosta de atividades de ecoturismo, ou simplesmente deseja realizar um passeio diferente!
Se você é uma dessas pessoas, aproveite e curta as dicas que separamos para ajudá-l@ a se jogar nessa aventura!
Villa La Angostura
O percurso de 110km (de San Martin à Villa La Angostura) pode ser realizado em 1 dia. Porém, se for possível, é aconselhável fazê-lo com mais tempo para poder apreciar adequadamente cada umas das maravilhas que irão se descortinar à sua frente.
É possível percorrer o caminho com empresas especializadas ou até mesmo de bicicleta.
Contudo, o mais comum e indicado para os que estão fazendo o passeio pela primeira vez é atravessar o trajeto com seu próprio carro (alugado). Dessa forma, você poderá levar o tempo que quiser em cada lugar, decidindo onde quer parar.
Isso porquê há várias paradas pelo caminho. Nele você encontrará acesso às praias que se formam ao redor dos lagos, trilhas pela bela vegetação, cachoeiras e pontos panorâmicos!
A rota pode ser percorrida de sul a norte ou vice-versa. Vai depender de onde você decidir se hospedar. Para ordenar a apresentação dos lagos, nossa viagem começa em San Martín de los Andes, às margens do belo Lácar!
Na cidade você encontra lojas, restaurantes, cervejarias, chocolaterias e muitas outras atrações! Sendo, portanto, uma ótima opção como ponto de partida.
Tendo como pano de fundo a exuberante cordilheira dos Andes, o lago de origem glacial é perfeito para a prática de caiaque e para passeios de barco.
Você também pode curtir as paisagens cênicas nos mirantes dispostos ao redor do lago. Ou ainda pode nadar em suas águas geladas (durante o verão)!
Após cerca de 30km, chega-se ao Lago Machónico. Também de origem glacial, é cercado por florestas de coníferas e fagáceas. Há um amplo mirante natural onde você poderá estacionar o carro para observar as belas paisagens.
Suas margens são difíceis de serem alcançadas, devido à vegetação que a cerca. Porém, há alguns caminhos “escondidos” por meio dos quais você poderá alcançar suas praias e curtir suas belas águas cristalinas.
Localizado dentro do Parque Nahuel Huapi, é considerado um dos mais belos da Rota dos 7 Lagos. Possui ótima infraestrutura.
Por ser protegido do vento, é muito procurado para realização de piqueniques em suas amplas praias de areia. Também é perfeito para pescaria de trutas e para passeios de caiaques e canoas.
Ligado ao Lago Falker por um canal, o Lago Villarino é menos profundo, mas perfeito para a prática de pesca esportiva.
A poucos quilômetros você encontrará outra paisagem cênica: o belo Lago Escondido. No pequeno mirante, onde comumente é feita a parada, você poderá apreciar as incríveis cores da floresta e das águas do lago.
A essa altura você estará se aproximando de Villa La Angostura!
Esse lindo lago de águas verdes transparentes e amplas praias é ótimo para banho, já que suas águas são menos frias que as dos seus antecessores, e para um delicioso piquenique com a família ou amigos!
O Lago Correntoso também é especialmente procurado para a pesca de salmão e para a prática de windsurf.
O nome faz alusão à forma como a natureza se reflete em suas águas cristalinas. Tem um belo mirante, perfeito para fotografar a exuberante natureza.
O lago Espejo também possui águas mais quentes sendo, portanto, muito procurado durante o verão para atividades aquáticas.
Como já dito anteriormente, é possível se hospedar tanto em San Martín de los Andes como em Villa La Angostura.
Além dessas das opções, uma outra muito comum para quem realiza o circuito dos 7 Lagos, é se hospedar na incrível Bariloche e de lá percorrer todo o trajeto em um único dia.
Em todas essas cidades você encontrará ótimos hotéis, alguns inclusive muito luxuosos, e toda a infraestrutura necessária para uma viagem tranquila e divertida!
Sem dúvida, o melhor período para fazer o passeio é durante o verão e no final da primavera. Nessas épocas as temperaturas são agradáveis, propiciando deliciosos momentos nas águas dos lagos.
Além disso, os dias são mais longos e as florestas ao redor estarão ricas de vida e cores. Já no outono, há maior incidência de chuvas e no inverno costuma nevar, deixando o percurso perigoso.
Antes de começar a sua aventura:
Você também ficou com vontade de realizar esse passeio incrível? Então venha conversar com a gente!
Nós montamos muito mais do que um pacote de viagem. Criamos uma experiência personalizada, repleta de aventuras incríveis, com base em suas expectativas.
Acompanhamos você desde a programação da sua viagem até o seu retorno!
A Mobai Viagens é uma agência de viagens localizada em Ribeirão Preto, no Complexo Empresarial do Shopping Iguatemi. Venha nos conhecer!
https://mobaiviagens.com.br/patagonia-argentina-o-caminho-dos-sete-lagos/