11/11/2024 às 15h30min - Atualizada em 12/11/2024 às 00h02min

BlackFriday 2024, IA e o consumidor consciente: porque as logtechs são essenciais nesse cenário

Por Javeira Lyon

PRISMA COMUNICAçãO
Divulgação
Um estudo sobre comportamento dos consumidores mostrou que 94% dos participantes afirmam adotar hábitos de consumo mais conscientes. Ao mesmo tempo, empresas do varejo aderem ferramentas e plataformas que utilizam Inteligência Artificial, para conseguirem tomar decisões mais orientadas, precisas e eficientes, para promover uma melhor experiência ao consumidor final, que está cada vez mais criterioso. Tudo isso tem como intuito melhorar a performance de vendas, principalmente em datas como a Black Friday.
 
O estudo Consumo Consciente - Visão do Consumidor 2024, realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), teve a participação de mais de mil consumidores em todas as regiões do país. Entre o entendimento de consumo consciente dos entrevistados foram citadas pesquisas de preços, moderação nas compras e a cautela em realizar compras por impulso. Em 2023, a Black Friday sofreu uma queda de 15% no faturamento em comparação ao ano anterior, o que justamente, reflexo desse consumidor mais rigoroso, consciente e também com menor poder de compra. 
 
Entender os novos comportamentos, os fatores que decidem a realização da compra e prever possíveis problemas, são, muitas vezes, decisivos para varejistas que disputam espaço e consumidores, principalmente em datas como a Black Friday. Uma das formas mais eficazes de fazer isso, é por meio de  ferramentas que envolvem inteligência artificial.
 
A pesquisa Previsões da Black Friday 2024, realizada pela Dito CRM e a Opinion Box, mostra que 41% dos entrevistados avaliam a reputação da empresa antes de realizar uma compra, o que inclui o tempo de entrega do produto. A análise dos consumidores vai desde verificar quais empresas estão atuando no meio ambiente, até a qualidade dos produtos e a experiência de compra, que tem como principal ponto o tempo de chegada do produto após o pagamento. 
 
Não basta as empresas pensarem apenas no desconto, o consumidor quer prazos curtos, possibilidade de rastrear a compra em tempo real, e realizar trocas ágeis, quando necessário. Inclusive, os atrasos de entrega das compras da Black Friday 2023 foi um dos principais pontos de reclamação ano passado. Segundo o Reclame Aqui, - nas primeiras 18h de Black Friday - somente ''Atraso na entrega'' correspondeu 17,3% das reclamações totais, e liderou o ranking de reclamações da plataforma. O estudo mostrou que, em dois dias de Black Friday, foram contabilizadas 7.328 notificações de contestações, um aumento de 34,5% em relação ao ano de 2022. 
 
Para resolver esses problemas, um planejamento de rotas feito por inteligência artificial é capaz de distribuir os pedidos para cada veículo de forma muito mais efetiva, a fim das operações conseguirem reduzir a ociosidade da frota. Por exemplo, a capacidade da IA analisar e respeitar condições como horários, para garantir a eficiência da rota garante que a entrega será feita no intervalo de tempo determinado. Se o veículo precisar passar por um ponto específico, como um depósito para recarregar ou o motorista precisar parar para descansar, a IA inclui essa parada na rota, sem comprometer o tempo de entrega. 
 
De maneira geral, a Black Friday é o momento que as demandas se intensificam, novos consumidores aparecem, erros podem tomar proporções enormes e os clientes esperam ter uma boa experiência de compra. Já cientes do desafio, as logtechs, como a SimpliRoute, estão aprimorando suas tecnologias para oferecer soluções de logística avançadas, que otimizam cada etapa do processo de entrega. Essa combinação de Inteligência Artificial e eficiência é essencial para empresas que desejam se diferenciar na Black Friday, garantindo não apenas entregas rápidas, mas uma experiência superior ao cliente. 
 
 
*Javiera Lyon é especialista em Psicologia Organizacional pela Universidad Pontificia Comillas de Madrid, tem 14 anos de experiência em funções com foco em liderança de equipes e estratégia empresarial. Passou por grandes empresas globais como Enel, BCI e BHP e hoje é Country Manager Brasil e Chief of Staff na SimpliRoute.
 
 
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ALVARO CAMPAGNOLI NETO
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