O Coral de Aguaí, sob a regência do maestro Adilson Goncalvez, embarca em uma importante jornada cultural rumo à Europa. Com apresentações agendadas para Praga, na República Tcheca, entre 28 de novembro e 1º de dezembro, o grupo é o primeiro coral da região a alcançar uma trajetória internacional dessa magnitude, realizando sua terceira participação em festivais europeus.
Além de sua participação no festival, o Coral de Aguaí também marcará presença no evento de Natal na praça central de Praga, onde se apresentará para um público estimado em mais de 10 mil pessoas. No dia três de dezembro, o grupo será recebido na Embaixada Brasileira em Praga para uma apresentação especial, reforçando o intercâmbio cultural e a representatividade da cidade de Aguaí no exterior.
Após performances de sucesso em Barcelona (2008) e em Praga e Paris (2014), o Coral volta a se apresentar no continente, marcando o retorno à capital tcheca exatamente dez anos depois. “É uma grande alegria e uma satisfação ver mais um sonho se concretizando. O grupo se dedicou intensamente para esse desafio, com ensaios exigentes que reforçam a preparação vocal e emocional para representar nossa cidade e o Brasil com excelência”, comenta o maestro Adilson, também responsável pela produção do projeto.
Durante o festival, o Coral de Aguaí participará de concertos em locais icônicos de Praga e, ao final, se juntará a todos os coros em um grandioso concerto de encerramento. Adilson, reconhecido por sua experiência e competência, foi novamente selecionado para reger o “Coralão”, conjunto que reúne todos os coros participantes do evento. Ele destaca a honra de ter sido escolhido para esta função pela segunda vez consecutiva, após uma experiência inesquecível em 2014, ao reger cerca de mil vozes de corais de diversas nacionalidades.
A viagem conta com o patrocínio das empresas Ibéria-Aguaí, Mira Alimentos e Liderkraft, além do apoio da Prefeitura de Aguaí. O projeto foi viabilizado por meio do ProAC ICMS, e, mesmo com uma captação parcial dos recursos necessários, a equipe do Coral, com muita criatividade e esforço, conseguiu tornar o sonho possível.
O maestro Adilson e a equipe do Coral esperam que as apresentações sejam uma oportunidade de fortalecer a cultura local e representar com orgulho a cidade de Aguaí e o país em solo europeu. Ao retornar ao Brasil, Adilson afirma que está à disposição para continuar contribuindo com a cultura de Aguaí, aguardando as tratativas com a Associação Coral da cidade para os próximos projetos.
“Agradecemos imensamente aos patrocinadores e ao apoio da Prefeitura de Aguaí, na pessoa do prefeito Alexandre Araújo, que sempre acreditaram no potencial do Coral. Seguimos com a missão de representar Aguaí e o Brasil, levando nossa arte e música para o mundo”, finaliza Adilson.