O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), preparou uma série de atividades para todos os públicos em celebração ao Mês da Consciência Negra. No sábado (16) e no domingo (17), o projeto "Família no Museu" convida crianças e adultos para brincadeiras, jogos e leituras mediadas. No projeto "Saberes e Fazeres", na terça (19), o Núcleo Educativo do Museu ensina a criar um vaso autoirrigável de garrafa PET.
A programação inclui também uma apresentação de dança contemporânea e um painel instagramável sobre o samba, além da exposição "Macalé: Formas e Fatos" no Galpão das Artes. Confira a programação completa abaixo.
Família no Museu: Atividades Intergeracionais
O Núcleo Educativo do Museu Casa de Portinari convida famílias para visitarem a instituição nos dias 16 e 17 e participarem de atividades como brincadeiras, jogos e leituras mediadas. As atividades acontecem no gramado, que também poderá ser usado para realização de piqueniques.
A ação "Família no Museu" acontece no terceiro fim de semana do mês, nos jardins da Casa de Portinari, e valoriza a iniciativa dos pais em levarem seus filhos para conhecer museus e outras instituições culturais. O projeto incentiva os visitantes a mergulharem no lado familiar do artista, que retratou a cidade de Brodowski em muitas de suas obras.
Ao final da atividade, os participantes recebem o certificado de "Família Legal" e podem fazer uma foto e compartilhar nas redes sociais.
Datas: 16 e 17 de novembro (sábado e domingo)
Horário: das 10h às 16h
Gratuito
Saberes e Fazeres: vaso autoirrigável
O projeto "Saberes e Fazeres" pretende comunicar conhecimentos específicos, usos e costumes da Família Portinari, relacionados a um tempo (século XX), um lugar (interior do Estado de São Paulo) e sua origem (italiana). Nesta edição do projeto, o Núcleo Educativo ensina os visitantes a fazerem um vaso autoirrigável de garrafa PET para o plantio de ervas aromáticas e culinárias, capazes de enriquecer os sabores das refeições, evocando o cultivo de plantas medicinais e hortaliças que Dona Domingas, mãe de Portinari, mantinha nos jardins da casa.
Data: 19 de novembro (terça-feira)
Horário: às 10h
Gratuito
Não Deixe o Samba Morrer!
O samba é um gênero musical típico do Brasil, que se consolidou nas comunidades afro-brasileiras do Rio de Janeiro no século XX. Surgiu como uma dança de roda marcada pelo batuque e transformou-se em um dos gêneros mais populares do país.
Neste ano, por meio de Lei Federal, os modos de produção dos instrumentos musicais de samba e as práticas a eles associadas passam a ser reconhecidos como manifestações da cultura nacional.
Valorizando o samba como cultura de raiz afro-brasileira e sua conexão com o artista Candido Portinari, o Núcleo Educativo do Museu disponibilizará, na esplanada, alguns instrumentos musicais típicos do gênero - todos confeccionados com materiais recicláveis. O público poderá conferir o agogô, a cuíca, o pandeiro, o chocalho e outros instrumentos.
Data: 19 a 24 de novembro (terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 17h
Gratuito
Coreografia de dança contemporânea
No Dia da Consciência Negra, o Museu Casa de Portinari recebe os participantes do projeto "Ciência e Arte", do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Sertãozinho, que apresenta coreografias de dança contemporânea criadas de forma colaborativa pelo grupo ao longo de diversas aulas do projeto de extensão.
O projeto é coordenado pela professora Riama Coelho Gouveia que oferece aulas de dança de diversos gêneros abertas para toda a comunidade do município de Sertãozinho e região, integrando temas científicos e sociais sob uma perspectiva artística.
Data: 20 de novembro (quarta-feira)
Horário: às 15h30
Gratuito
Painel instagramável "Os Sambistas"
Em homenagem às personalidades que marcaram a história do samba, o Museu apresenta um painel instagramável com a história, memória e contribuições de diversos sambistas negros, primordiais para a construção da cultura e identidade brasileiras.
Data: 19 a 24 de novembro (terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 17h
Gratuito
Exposição "Macalé: Formas e Fatos"
Em celebração ao "Ano Macalé", que marca os 50 anos de carreira do artista plástico Jaime Domingos Cruz, conhecido como Macalé, o Museu Casa de Portinari apresenta a exposição "Macalé: Formas e Fatos". A mostra revela um novo e instigante capítulo na carreira do artista de Ribeirão Preto, apresentando obras inéditas que exploram a abstração com profundidade e sensibilidade.
Datas: até 1º de dezembro
Horário: das 9h às 17h (terça-feira a domingo)
Local: Galpão das Artes (rua João Brisotti, 128, Centro, Brodowski/SP)
Gratuito
Atividades virtuais nas redes sociais do Museu Casa de Portinari
Clique no Museu
Data: 17 de novembro, às 10h
Acervo em Segundos
Data: 22 de novembro, às 10h
Instagram: @museucadeportinari
Facebook: /museucasadeportinari
Confira todas as informações sobre a programação do Museu Casa de Portinari no site da instituição.
Museu Casa de Portinari
Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari - Organização Social de Cultura, tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari e representa a forte ligação do pintor com sua terra natal, origens e laços familiares.
É o local onde ele realizou suas primeiras experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a "Capela da Nonna", que Portinari pintou para sua avó.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.
Entrada: gratuita
Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP)
Informações: (16) 3664-4284
YouTube: /casadeportinari
Instagram: @museucadeportinari
Facebook: /museucasadeportinari