O presidente da ONG Arco-Íris, Fábio de Jesus da Silva, apresenta, nesta semana, a programação especial de atividades que vão compor a 18ª edição da Parada LGBTQIA+ de Ribeirão Preto, que este ano tem como tema "Vote com Orgulho-Contra o fascismo, em defesa do amor!
"A programação que comemora essa data foi planejada com antecedência para debater a diversidade e a visibilidade LGBTQIA+ de forma ampla. As paradas lembram que a gente existe e que precisamos ter direitos reconhecidos como todo mundo. Esse movimento não é só diversão, mas também um importante espaço de luta", informa Fábio de Jesus
De acordo com ele, a ONG Arco Íris se mantém atuante nestes 18 anos, o que possibilitou parcerias com a sociedade, permitindo realizar ações em favor da causa LGBTQIA+ na cidade e apoiar outras entidades LGBTs na região.
Atividades especiais- O calendário, que comemora quase duas décadas de Parada LGBTQIA+ no município, inclui exibição de filme, documentário, campanha de prevenção DST/AIDS, entrega de Prêmio Diversidade aos apoiadores e empresas parceiras da causa LGBT, realização do segundo mutirão de retificação de nome e gênero e a parada, que terá concentração a partir das 13h, na Avenida João Fiúsa, com a Alameda João Paulo II (nas proximidades do supermercado Pão de Açúcar), no Jardim Santa Ângela, zona sul da cidade.
A partir deste ponto, a Parada segue pelas ruas e avenidas desta região até a Praça João Marchesi, da Avenida Antônio Diederishen/Thomás Nogueira Gaia (perto da churrascaria Alta Brasa), no Jardim São Luiz, onde as apresentações oficiais e shows ocorrem.
A programação inicia no dia 15 de agosto com abertura solene da 18ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Ribeirão Preto, no plenário da Câmara Municipal da cidade e é aberto a todos!
No dia seguinte (16), das 19h às 22h, na sede da Faculdade Estácio, acontece a exibição do documentário "Cartas para Além dos Muros", seguida da palestra "Prevenção Combinada Contra a DST/Aids".
Neste mesmo espaço, dia 17, das 19h às 22h, é a vez da apresentação do filme "Madame Satã", interpretado por Lázaro Ramos, direção Karim Aïnouz (2002) com formação de mesa de debate com tema: "Os desafios dos corpos negros e LGBTQIA+ na sociedade", com entrada gratuita.
Dia 18, às 14h, programação chega no Jardim Progresso, zona oeste da cidade, com a palestra de prevenção denominada "Sífilis Não-Vamos Cuidar Agora", com a presença de dois representantes do Laís-Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
E tem Sarau cultural no dia 18, das 19h às 22h, no espaço do Centro Cultural Palace, localizado na área central. E a 2ª Edição de Retificação de Nome e Gênero, no dia 19, das 8h às 17 horas, na sede da Faculdade Estácio. Ainda neste dia ( 19), é a vez da entrega do Prêmio Diversidade 2022 para pessoas e entidades que promovem respeito à diversidade.
A ONG Arco-Íris leva sua história para um dos standards da CUFA-Central Única das Favelas na Feira Internacional do Livro, no dia 20. A programação finaliza com a realização da 18ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Ribeirão Preto no dia 21 de agosto, a partir das 13 horas.
Estrelas na Parada- Evento traz novidades artísticas como a apresentação da Mulher Pepita, que é cantora, compositora e possui notoriedade por ser uma das primeiras funkeiras trans do Brasil e seu trabalho é frequentemente associada ao ativismo LGBT, assim como Kaya Conk (autora do sucesso E aí Bebê?), cantora, compositora e drag queen, que arrasta muitos fãs por onde se apresenta! Além de um casting de artistas especiais da cidade e região, selecionados em Edital.