De acordo com um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos e, apenas este mau aproveitamento, é responsável por 10% das emissões globais de gases do efeito estufa. Esta situação é responsável por agravar desafios complexos, como a fome e a crise climática. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) alerta que 1 em cada 11 pessoas pode ter passado fome em 2023, cenário que pode piorar com a intensificação das mudanças climáticas e a frequência crescente de eventos extremos ao redor do mundo. Além disso, a pesquisa ‘Mães 2024’, da Catho, apontou que 40% das mulheres acreditam que perderam oportunidades de promoção ou desenvolvimento profissional por serem mães, e 52% deixaram de exercer alguma atividade como mãe por medo de perder o emprego. Para ajudar a minimizar este cenário, existem empresas e iniciativas sociais que trabalham ativamente para combater a fome, as mudanças climáticas e a limitação de oportunidades geradas por preconceitos de gênero. Conheça 3 organizações: Sefras - Ação Social Franciscana A organização social alimenta milhares de pessoas diariamente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, distribuindo mais de 3,8 mil toneladas de alimentos, sendo 2,3 milhões de refeições. Além disso, é responsável pelo Serviço Franciscano de Apoio à Reciclagem — Recifran, que oferece atividades de formação e geração de renda para 108 pessoas em situação de rua. O Sefras também se dedica a fortalecer a proteção e a ressonância pública das atividades de defesa ambiental e dos direitos humanos na Amazônia, por meio de um mapeamento das comunidades, identificando causas e formas de violência e propondo ações para sua prevenção. Maternidade nas Empresas A consultoria promove a valorização da parentalidade e equidade de gênero nas organizações e já atendeu mais de 100 empresas, como Vivo, Mondelez e Suzano. O trabalho envolve a promoção de uma cultura e um ambiente que acolha todas as figuras parentais, atendendo às necessidades de forma interseccional, por meio da escuta ativa, letramento da liderança e igualdade de oportunidades para todos os profissionais. Com isso, os responsáveis pelo cuidado se sentem engajados no ambiente profissional e nas responsabilidades familiares, gerando impacto e melhores condições para um futuro sustentável nas empresas e na sociedade. SOLOS A startup de impacto social desenvolve soluções inteligentes de economia circular, atuando em três frentes: experiências e conteúdos sustentáveis, sistemas inteligentes de coleta e gestão de resíduos em grandes eventos. Atualmente, a organização está presente em oito estados brasileiros — Bahia, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Espírito Santo e Rio Grande do Sul —, apoiando empresas, marcas, poder público e cidadãos em projetos e serviços para promover o descarte correto de resíduos. Além disso, conta com projetos com empresas como Heineken, Braskem e Ifood, sendo responsável por todo o gerenciamento de coleta seletiva no carnaval de Salvador |