O programa Prefeitura Sem Papel, que permite a abertura de processos e tramitação de documentos junto aos órgãos municipais em meio eletrônico, tem gerado uma economia significativa aos cofres públicos em Ribeirão Preto. Desde o início da implantação, em 2021, mais de 183 mil processos tramitam digitalmente na prefeitura, poupando recursos humanos, financeiros e naturais.
A economia registrada no período é estimada em R$5,5 milhões, referente a gastos que deixaram de ser feitos com impressões de arquivos, capas de processos, transporte e armazenagem de documentos e mão de obra de servidores públicos.
A tramitação em meio eletrônico poupou o uso de 22 mil quilos de papel, que consumiriam 48 milhões de litros de água e 477 árvores para serem produzidos, além de 2 mil cartuchos de tonner para impressão e 61 mil horas de trabalho de um servidor municipal.
Mais do que economia, o Prefeitura sem Papel oferece rapidez, comodidade e segurança aos munícipes para a abertura e acompanhamento de processos junto à administração municipal.
Atualmente, todos os novos processos abertos junto à Prefeitura tramitam em meio eletrônico. Na página inicial do site de Ribeirão Preto, no menu lateral esquerdo, a opção Prefeitura Sem Papel é a terceira da lista. Basta clicar nela para a abertura da página principal do programa, onde é possível consultar processos em andamento ou mesmo cadastrar o usuário, abrir novos processos, conferir documentos e pendências e efetuar busca das opções oferecidas.
Entre as opções mais procuradas estão a atualização de cadastro de IPTU, certidão negativa de débitos, alvarás diversos, defesa ou recursos de autos de infração, cancelamento de notas fiscais, licença sanitária e encerramento de firmas, mas há mais de 150 serviços disponíveis em meio eletrônico.
CCS Prefeitura Ribeirão Preto