02/12/2024 às 16h39min - Atualizada em 02/12/2024 às 16h39min

Neste mês de dezembro, Barretos conta com dois espaços para tratar, conversar e desmistificar a dor

Imagem: Divulgação/AF Imagens

Não é fácil sentir dor, e menos ainda conviver com ela por longos períodos. A dor afeta a vida em vários sentidos, reduz o convívio social, abala a autoestima e impacta até mesmo a cognição humana, segundo estudos recentes. Pensando em estratégias para aliviar a dor de quem está sob tratamento médico, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e pela produtora AF Imagens, através do ProAC/ICMS apresentam o projeto "Cuidando da dor".

A iniciativa, que conta com a metodologia da ONG ImageMagica e apoio do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, será realizada entre 02 e 06 de dezembro no Alojamento Madre Paulina, e entre 09 e 13 de dezembro no Instituto Cesalpina.

Oficinas de inclusão

"Cuidando da dor" vai a fundo nas histórias de pessoas que convivem com dores crônicas ou agudas, muitas vezes por longos períodos. As ações envolvem também o trabalho de médicos e equipes de saúde, na busca incansável por contornar e amenizar os processos dolorosos, cuidando não só dos pacientes como das pessoas que manifestam o sintoma cotidianamente. Dados do Ministério da Saúde publicados em 2023 apontam que cerca de 40% dos brasileiros que já passaram dos 50 anos convivem com algum tipo de dor crônica.

O projeto prevê oficinas de fotografia, com ensinamentos básicos sobre luz e enquadramento e produção fotográfica com uso de celular. As imagens ganham legendas construídas pelos próprios autores, refletindo suas angústias, seus medos e suas estratégias de superação.

Já nas oficinas de inclusão digital os participantes aprendem a dominar ferramentas básicas do celular para que se mantenham conectados com familiares, amigos e o mundo ao seu redor. As atividades visam promover a independência e a autonomia, inclusive auxiliando no acesso a serviços de saúde, entretenimento, educação e informação.

Ao final dos trabalhos, na etapa de inclusão cultural, uma exposição com as imagens produzidas nas oficinas compõe um tocante painel sobre compaixão, solidariedade, superação e resiliência, que fica para apreciação das pessoas que transitam diariamente por esses espaços.

Serviço

Datas: 02 a 06 de dezembro

Local: Alojamento Madre Paulina

Endereço: Av. João Attarian, 1085 - Jardim Soares, Barretos - SP, 14784-351

 

Datas: 09 a 13 de dezembro

Local: Instituto Cesalpina

Endereço: Rua 40, 3050 - Jardim Alvorada, Barretos - SP, 14780-570


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://avozderibeirao.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp