A AEAARP (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto) arrecadou mais de meia tonelada – 500,9 kg – de resíduos para reciclagem, entre eletrônicos (455 kg), embalagens metálicas, plásticas e de papelão (40kg), doações de roupas, isopor, blister, tampinhas e esponja (1kg) e rejeitos em geral (5 kg) na campanha que realizou entre 1º de junho e 1º de agosto.
A ação, que começou como uma das atividades da tradicional Semana do Meio Ambiente da AEAARP e integra a campanha Civilidade nas Ruas, terminaria em 1º de julho, originalmente, mas teve seu prazo de arrecadação prorrogado pelos organizadores devido ao sucesso de adesão da população. Os itens eram deixados em bags (sacolões) devidamente identificadas colocadas na entrada da sede da entidade.
“Foi um movimento muito importante que a gente fez. Fiquei muito feliz porque o pessoal aderiu mesmo, tanto com o objetivo de desentralhar suas casas de itens que não usam mais quanto para ajudar a Casa do Vovô”, diz a engenheira ambiental e de Segurança do Trabalho Marília Cervelle Rubio Vendrúsculo, uma das coordenadoras da campanha.
De acordo com ela, todo o material arrecadado será vendido à indústria, e o resultado financeiro será revertido à compra de itens de higiene para a Casa do Vovô, Instituição de Longa Permanência de caráter filantrópico que acolhe idosos a partir de 60 anos de idade. Administrada pela Sociedade Espírita Cinco de Setembro, a entidade recebe verbas públicas, mas a maior parte de sua receita ainda depende de doações.