Servindo como preparação para o Troféu José Finkel, o Campeonato Paulista Junior e Sênior de Inverno, que terminou no último domingo (14), na cidade de Santos, teve a participação de muitos atletas olímpicos ou com participações em campeonatos mundiais, e Ribeirão Preto fez bonito na competição.
Representando a cidade e apoiado pela Secretaria Municipal de Esportes, o time N1/Moura Lacerda participou do evento com cinco nadadores e obteve resultados muito expressivos. O maior deles, o ouro na prova dos 50m costas, do atleta Pedro Motta, com direito a recorde de campeonato, nadando pela primeira vez na carreira a distância na marca de 23 segundos. Além dessa prova, Pedro também foi campeão dos 100m costas e 4º colocado na prova dos 100m borboleta.
Outro atleta de grande destaque foi o jovem Ian Kmiliauskis (18 anos). Na prova dos 100m livre ele bateu o recorde absoluto da região, marcando 49”70, e conquistou a medalha de bronze. Além disso, o atleta conquistou uma medalha de prata na prova dos 50m borboleta, com tempo na casa dos 24”.
Outra atleta que se destacou foi Maria Clara Freitas, conquistando a prata nos 50m borboleta, com a marca de 29”2 , e alcançando, pela primeira vez na carreira, o índice para o Troféu José Finkel, na prova dos 50m costas. Já no masculino, quem conquistou os primeiros índices para o Troféu José Finkel foi Diogo Motta, nas provas de 50 e 200 peito, além dos 200m medley.
Além desses atletas com índices ou medalhas, o nadador Vinicius Simões participou do Paulista melhorando bastante suas marcas e deixando a comissão técnica muito contente com a evolução.
“Estou radiante com a campanha desse Paulista. Foram 19 provas com 15 melhores marcas pessoais, além de cinco medalhas e dez marcas dentro do índice para a principal competição do Brasil nesse segundo semestre. Nossos atletas e comissão técnica fizeram muito bonito, e a cidade de Ribeirão Preto tem muito a comemorar por uma equipe tão talentosa por aqui”, comemorou Pedro Baldo, um dos diretores da equipe.