07/12/2024 às 07h00min - Atualizada em 07/12/2024 às 07h00min

Cidadania italiana pode ficar mais cara em 2025: Entenda a nova proposta

Monumento Victor Emmanuel II em Roma | Freepik

No meio de tantas mudanças e incertezas quando o assunto é  cidadania italiana, uma nova Proposta de Lei Orçamentária para 2025, assinada recentemente pelo presidente Sergio Mattarella, inclui uma nova taxa de 600 euros para cada requerente de cidadania italiana via processo judicial. A medida, descrita no Artigo 106, ainda depende de aprovação parlamentar, mas já causa debates por eliminar a possibilidade de dividir custos entre familiares, o que pode encarecer significativamente os processos. Atualmente, o custo de um processo judicial é de 545 euros por ação, independentemente do número de requerentes. Com a nova regra, cada pessoa envolvida no processo deverá pagar a nova taxa.

Segundo Nátali Lazzari, especialista em genealogia e diretora da Avanti Cidadania, consultoria jurídica que atua na emissão do documento, essa mudança pode inviabilizar o sonho para muitas famílias, especialmente as ítalo-brasileiras, que tradicionalmente dividem os custos em processos conjuntos. “Este é um momento que demanda não apenas planejamento, mas também agilidade para quem já quer iniciar o processo. Com as mudanças propostas, os custos podem se tornar significativamente mais altos, especialmente para as famílias que antes podiam dividir esse custo. Antecipar-se é a melhor estratégia para evitar impactos financeiros", comenta.

A proposta segue em discussão no Parlamento italiano, com possibilidades de ajustes ou emendas até sua aprovação definitiva. Contudo, para quem busca pelo direito de cidadania é importante seguir o passo a passo, que envolve: verificar a elegibilidade, contratar um especialista para consultar o antepassado italiano e reunir a documentação necessária. “Será preciso reunir documentos que comprovem a descendência italiana, tanto no Brasil quanto na Itália. Os profissionais da área realizam esse trabalho de forma agilizada porque já conhecem os atalhos”, finaliza.

Sobre a Avanti Cidadania
Escritório internacional especializado em soluções para cidadania e imigração italiana, criado para tornar o processo de obtenção o mais tranquilo possível, desde a busca de documentos até a emissão do passaporte que abre as portas para todos os 27 países da União Europeia. Se destaca pelo atendimento personalizado, acompanhando o cliente em todas as etapas com segurança, confiança e resultados eficazes. Fundado por Nátali Lazzari, especialista em genealogia e cidadania italiana, possui sede no Rio Grande do Sul e também na Itália, o que permite um processo completo e direto, sem intermediários.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://avozderibeirao.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp