Ao andar pelo bairro Vila Brasil, em Ribeirão Preto, em diversos pontos é possível notar o descuido da prefeitura com o local. Seja com problemas no asfalto ou até mesmo em calçadas para a travessia de pedestres.
Na esquina do cruzamento entre as ruas Itanhaém e Perú, fica nítida essa situação. No local os problemas são para quem passa caminhando e enfrenta a falta de calçada na Rua Perú. Além disso há mato alto e terreno sujo, podendo acumular água e animais peçonhentos. Pessoas jogam lixo. Não há fiscalização.
O engenheiro José Francisco aponta as problemáticas da situação.
- “Primeiro é uma falta de educação muito grande das pessoas, da própria população que passa por ali e deposita lixo. Um erro dos moradores das redondezas que contribuem para essa situação e ainda não denunciam. Pessoas que nem moram por perto, colocam o lixo no carro e procuram um terreno para depositar. Fora os restos de destroços e materiais de construção. Essa situação desencadeia muitos problemas, como por exemplo o acúmulo de água, que pode gerar criadores de dengue. Ou seja, impacta até mesmo na saúde pública”, explicou.
José ainda pontua que a solução é algo delicado.
- “É um assunto muito complexo. Passa primeiramente pela educação e formação da população, são assuntos de educação ambiental. Seria necessário campanhas de conscientização e de instruções sobre a educação ambiental. É preciso também verificar se existe coleta de lixo regular no local. A solução passa também por uma cobrança da prefeitura para que o proprietário do terreno limpe o local, mas é complicado limpar e logo em seguida já encher de entulho novamente, daí voltamos para o ponto de educação ambiental. Os moradores podem e devem cobrar uma fiscalização da prefeitura, mas é preciso entender que para prevenir essa situação seria necessário um fiscal 24h em cada esquina da cidade”, finalizou.
A prefeitura foi contatada e se posicionou dizendo que o local será vistoriado pelas equipes responsáveis para a identificação dos serviços necessários.