A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) celebra as sete décadas de contribuição da Editora Blucher, uma parceira de longa data e símbolo de excelência editorial. Fundada em 1955, em São Paulo, por Edgard Blücher, a editora nasceu com a missão de suprir a carência de publicações nacionais nas áreas de engenharia, tecnologia e ciência, com especial atenção à valorização de autores brasileiros.
Ao longo de sua trajetória, a Editora Blucher consolidou-se como referência no mercado, com mais de 2.000 títulos publicados, a editora acumula 19 prêmios Jabuti e inúmeros livros reconhecidos e adotados por renomados professores em diversas áreas do saber.
Durante sete décadas, a Editora Blucher consolidou-se como referência na publicação de livros acadêmicos e profissionais, promovendo o avanço do conhecimento nas áreas de Administração, arquitetura, bioquímica, ciências ambientais, design, educação, engenharia, física, matemática e química.
Entre 2021 e 2023, a ABM lançou cinco títulos em parceria com a Editora Blucher, consolidando uma colaboração que une a expertise técnica da Associação à excelência editorial da Blucher. Somente em 2024, mais cinco obras foram publicadas, resultado do esforço conjunto em que a ABM é responsável por captar conteúdos com especialistas do setor, enquanto a Blucher cuida da edição, publicação e comercialização dos livros. Além desses dez títulos já lançados no modelo de parceria com a editora, a Coleção de Livros ABM conta ainda com um acervo de outros 19 títulos publicados anteriormente sob gestão direta da Associação, mas que atualmente também são comercializados pela Blucher.
Para 2025, estão previstos pelo menos três novos lançamentos, abordando temas fundamentais como Fundição, Ensaios Mecânicos e Aços e Ferros Fundidos,
“Podemos afirmar que em termos de publicações de livros voltados ao setor mínero-metalúrgico, a ABM e a editora Blucher desenvolvem um trabalho único e imprescindível na formação de especialistas. Ao longo das últimas décadas, as publicações fruto desta parceria constituem-se nas únicas fontes, em língua portuguesa, de conhecimento aplicado para os diversos segmentos deste setor, contribuindo para a formação de profissionais, tanto para a indústria como para instituições de ensino, ciência, pesquisa e tecnologia. Esta dupla de entidades tão longevas presta um serviço essencial à sociedade e ao país, o que se traduz num sentimento de profundo orgulho para nossas equipes.” destaca Valdomiro Roman, diretor de operações da ABM.
"O conhecimento acadêmico existe para ser compartilhado e multiplicado, formando novas gerações de profissionais, pesquisadores e professores. Como disse Isaac Newton, 'Só enxerguei mais longe por estar nos ombros de gigantes.' É com essa visão que a ABM se consolida como uma importante incentivadora na produção de livros e journals, unindo a indústria e a academia em um mesmo espaço. Para a Editora Blucher, é uma honra contribuir com a publicação e a difusão do trabalho de grandes profissionais da área. Juntos, fortalecemos os alicerces para o desenvolvimento de uma nação." completa Eduardo Blucher, publisher da editora.
Com iniciativas inovadoras, como o Blucher Proceedings – uma plataforma online para anais de eventos acadêmicos – e o Blucher Open Access, que combina publicação híbrida com ampla indexação, a editora reafirma seu compromisso de tornar a ciência acessível e fomentar a pesquisa de ponta.
Além do catálogo técnico-científico, a Blucher também marca presença no campo da literatura e do autodesenvolvimento por meio da Tao Editora. Desde 2009, este selo se dedica a publicações que ampliam os horizontes humanos, explorando a jornada da vida e o conceito filosófico do "Caminho".
Hoje, atuando em diversas plataformas, publica livros técnicos, pesquisas científicas, artigos acadêmicos e proceedings nos formatos: digital offline (CD e pen drive), digital online (e-book, DRM free, Open Access) e impresso (tradicional e on demand).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEXANDRE VICTOR LIMA SERAFIM
[email protected]