Com o passar dos anos, algumas atividades infantis foram modificadas, adaptadas e até transferidas para aparelhos eletrônicos. Apesar da dinâmica de vida ser diferente, os livros continuam sendo essenciais, tanto no processo de educação e desenvolvimento pessoal e criativo das crianças, como também para transportá-las para um universo mágico e fantástico. No dia 24 de agosto é celebrado o “Dia Nacional da Infância” e a Disal, referência no mercado editorial, fez uma seleção para estimular o imaginário dos pequenos.
A data tem o objetivo de promover uma reflexão sobre as condições de vida dos pequenos ao redor do mundo e defender que todos tenham acesso aos devidos cuidados e a tudo aquilo que necessitam para um bom desenvolvimento, incluindo os direitos básicos de alimentação, moradia, formação social e, claro, educacional.
“Quando a criança lê, seja mediado por um adulto ou de forma autônoma, ela exerce todo seu direito a uma infância rica em fantasia, imaginação, criatividade e identificação com personagens e histórias, tão fundamentais para seu desenvolvimento cognitivo e psicossocial”, explica a professora e parceira da Disal, Clineia Candia.
O “Dia Nacional da Infância” também é um momento para promover uma reflexão sobre as condições em que as crianças vivem no mundo inteiro e lutar para que todas tenham a mesma qualidade de vida. Confira abaixo uma seleção cheia de criatividade, aventuras e aprendizado.