Na segunda-feira, 9, uma comitiva de autoridades de Barretos e de São Paulo esteve em reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, para discutir a instalação de uma nova vara, a 4ª Vara Cível, em Barretos. A presidente da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Barretos, dra. Arany L'Apiccirella, tem participado ativamente das mobilizações para essa reivindicação desde o primeiro semestre deste ano e esteve presente no encontro realizado no Palácio da Justiça, em São Paulo.
A reunião, articulada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP, deputado André do Prado, contou também com a presença da prefeita Paula Lemos, do prefeito eleito Odair Silva, da diretora do Fórum de Barretos, juíza dra. Fernanda Vazquez, do vereador Paulo Correa, dos desembargadores aposentados dr. Fábio Quadros e dr. Mohamed Amaro, do jornalista e diretor da Rede Vida de Televisão, João Monteiro de Barros Neto, e de outras autoridades.
O presidente do TJ, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, mostrou-se favorável à criação da nova vara, e informou que em março de 2025 deverão ser empossados os novos juízes estaduais que estão finalizando a prova oral do concurso de magistratura neste mês de dezembro, o que facilitará a possível instalação da 4ª Vara Cível na Comarca de Barretos, respondendo, assim, à alta demanda de processos no município.
Dra. Arany, presidente da OAB Barretos, expressou otimismo após o encontro em São Paulo. "Fomos bem recebidos pelo presidente do TJ e a conversa foi muito produtiva. Acredito que em breve teremos esta reivindicação atendida, principalmente porque o volume de processos que as três varas atuais estão gerenciando justifica a nova instalação. Como representante dos advogados e das advogadas da 7ª Subseção, estou engajada nesta causa desde o primeiro semestre deste ano, quando, juntamente com minha diretoria, unimos nossas forças à magistratura local, em contato constante com a Juíza dra. Fernanda Vazquez, atual diretora do Fórum. Estou convicta de que esse é um dos principais papéis da OAB, colaborar com as forças políticas e judiciais da cidade na busca por melhorias para que o sistema de justiça atenda eficazmente à demanda local", reforçou a presidente.
Foto: Divulgação