17/12/2024 às 14h18min - Atualizada em 17/12/2024 às 14h18min
São José do Rio Pardo poderá ter um pipódromo
Divulgação Nem a chuva na manhã deste domingo, dia 15, atrapalhou o festival de pipas realizado atrás da ETEC Paula Souza, no bairro Jardim Aeroporto. O evento foi promovido por um grupo de pipeiros de São José do Rio Pardo e contou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) da Prefeitura rio-pardense.
Os poucos participantes, inclusive alguns da região, puderam empinar suas pipas, uma paixão fortemente associada à infância das pessoas. Adultos também continuam com a prática e a arte de construir e soltar pipas. Trata-se de uma atividade que faz parte da cultura e das tradições, proporcionando momentos de lazer e diversão para todas idades. “É importante que essa prática seja de forma responsável, garantindo a segurança dos praticantes e de terceiros”, revela Nelson Leandro Capiteli, atual dirigente da SEMEL.
São José do Rio Pardo tem a Lei nº 6.482/2024, sancionada e promulgada pelo prefeito Márcio Callegari Zanetti no último 3 de julho. De autoria do vereador Gabriel Navega Ribeiro da Silva Morelli, dispõe sobre o reconhecimento da soltura de pipas como modalidade esportiva e institui 8 de agosto como o Dia Municipal de Soltura de Pipas. Esta lei prevê que a soltura deve ser praticada em local aberto distante das redes elétricas e de telefonia.
A lei municipal ainda traz que a linha utilizada para soltura de pipas deve ser composta exclusivamente de algodão, em cor visível, observando o disposto na Lei Estadual nº 17.201/2019. “Visando atender os anseios dos pipeiros, estamos avaliando a possibilidade de disponibilizar um local, distante de moradias e fiações elétricas e de telefonia, para que encontros semanais aconteçam, priorizando a segurança e o cumprimento da legislação. Assim, nossa cidade poderá possuir o seu pipódromo”, finaliza Capiteli, Secretário Municipal de Esportes e Lazer.