18/12/2024 às 15h31min - Atualizada em 18/12/2024 às 15h31min

Colcha de Retalhos: Costurar conversas e ressignificar histórias

Divulgação
*Por Márcia Pieri
 
Realizei mais um sonho esse ano no Projeto Colcha de Retalhos: explorar a rica tradição da colcha de retalhos, suas técnicas de confecção e como ela continua a encantar e inspirar mulheres em todo o mundo.
 
A Associação Programa de Mãos Estendidas, conhecida na cidade de Ribeirão Preto-SP como PME (www.programamaosestendidas.com) é uma organização social sem fins econômicos, fundada em 2007 por minha família e coordenada por mim até hoje. Nesses anos atendemos muitas pessoas e famílias em situação de risco social: crianças, adolescentes, pessoas em situação de rua, pessoas em situação de cárcere, e desde 2015 o público alvo são mulheres adultas vivendo em vulnerabilidade social.
 
O PME é um campo fértil para aquisições importantes para a vida, além de um espaço seguro de realização de sonhos. Sonhos meus, mas que acabam realizando o sonho de muitas mulheres também.
 
Costumo desenvolver um olhar do “antes” e “depois”. Ou seja: quando a mulher chega no PME para participar da oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, e de como ela está depois de um tempo.
É mesmo surpreendente, por isso vale tanto a pena nosso trabalho incansável pela manutenção do PME!
 
Durante toda as atividades ofertadas, programadas e continuadas, projetos nascem e são desenvolvidos para realização de sonhos do coletivo de mulheres.
Dentre eles, escrevemos e publicamos o livro (“Aconteceu Comigo – Vivendo um dia de Cada vez”); gravamos curta metragem com depoimentos, realizamos sessão de fotografias, e até expusemos as  artes preparadas nas oficinas de arteterapia para toda sociedade, lógico que sempre com a participação especial delas inclusive nas reportagens das emissoras de TV.
 
Esse ano o sonho foi trabalhar o sentido da Colcha de Retalhos e com mérito de todas foi um sucesso. Com a participação das mulheres assistidas, das educadoras sociais, das técnicas e de parceiros, o projeto transcendeu o espaço interno da organização e foi exposto em instituições como Lar de Permanência de Idosas, Comunidade Periférica e Fundação Casa.
Foram oficinas semanais do Projeto Colcha de Retalhos na sede do PME; muitas mulheres se encontraram para costurar conversar e ressignificar histórias, enquanto retalho por retalho se uniam e ganhavam forma.


 
Um retalho sozinho pode desfiar, sujar, se perder e não tem valor. Mas quando unido nos quatro lados com outros retalhos começa a tomar uma forma maior do que um simples pedaço.
Muitas vezes mulheres não tem valor para o mundo machista que a inferioriza; são cortadas de bobeira, são desvalorizadas, e muitas se sentem apenas como um pedaço de retalho.
 
No entanto, no Projeto Colcha de Retalhos do PME contemplamos no que um pedaço de retalhos na rede de apoio pode se transformar: uma grande colcha de retalhos para aquecer o frio dos corações, a começar pelo nosso, que dia a dia costurava lado a lado os retalhos.
Muitas lições aprendidas juntas. Valores como compreensão, empatia, força, auto estima, paciência.
 
Primeira lição: eu não preciso aparecer, mas preciso compor a colcha de retalho, pois quando falta um retalho a colcha perde seu valor.
Segunda lição: os retalhos nos ensinam que ainda pequenos, se unidos, produzimos uma grande diferença.
Terceira lição: retalhos são sementes que plantamos, uma a uma, para colheita abundante, sem limites e eterna.
Quarta lição: retalhos não decidem o que fazem, não escolhem seu lugar, sua cor, sua posição ou a quem será costurado.
 
Por essas razões, embora retalhos, somos peças fundamentais para a colcha na qual o grande costureiro é DEUS desejando aquecer a humanidade.
Para o mundo podemos parecer retalhos, mas para DEUS somos peças essenciais.


 
O projeto trouxe a cada uma de nós o desafio de nos deixar usar como retalho, mas abandonar a ideia de permanecer sozinha e isolada e passar a unir-se com uma rede de apoio.
Dia 07 de dezembro último, aconteceu o lançamento da mostra da COLCHA DE RETALHOS com honra a todas nós. Ela está exposta na sede do PME como um memorial para lembrarmos que podemos ser um retalho, mas temos que agir como colcha.
 
Você é nossa convidada. Venha fazer parte em 2025!
 
*serviço totalmente gratuito para mulheres. Mais informações, chame pelo whatsapp (16) 99715-4127
 
Márcia Pieri
Advogada e Coordenadora Geral
Associação Programa de Mãos Estendidas

 
Contribua e Ajude-nos a manter esse serviço.
Pix (16) 99715-4127

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://avozderibeirao.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp