Alunos de 24 escolas municipais estão participando da 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que começou no dia 20 e vai até o dia 28 de agosto. Os estudantes participam de várias atividades educacionais no estande da Prefeitura, além do projeto “Combinando Palavras”, que teve início em 2017 e, nestes anos, atua com a intenção de estimular a formação de novos leitores através do contato direto entre o leitor e o escritor. A abertura da 6ª edição do Combinando Palavras aconteceu nesta segunda-feira, dia 22 de agosto, no Teatro Municipal.
Participam do projeto Ryane Leão, Cristiane Sobral, Olívio Jekupé, Eliana Alves Cruz, Ferréz, Luiza Romão, Daniel Munduruku, Eduardo Spohr e Luiz Puntel. Para participar do Combinando Palavras, cada unidade escolar se inscreveu, escolhendo o autor que gostaria de apresentar aos seus alunos.
O “Combinando Palavras” promove oficinas gratuitas de atualização pedagógica com os professores envolvidos sobre as obras dos autores, para que os conteúdos sejam trabalhados com os alunos, de forma a apresentar novas didáticas para o ensino de literatura e incentivo à leitura.
21º Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
Com programação pensada e construída a partir do tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”, a 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto tem como proposta, celebrar a produção dos escritores nacionais e internacionais.
O escritor paraibano Ariano Suassuna e a escritora mineira Carolina Maria de Jesus são os autores homenageados desta edição da FIL, junto com Daniel Munduruku (autor infantojuvenil), Magda Soares (autora Educação) e João Augusto (autor local); o patrono será o empresário José Isaac Peres e a professora Isabel Cassanta.
Neste ano, a feira terá formato híbrido, sem abrir mão das transmissões on-line, ampliando o alcance e a participação de públicos de todo o Brasil e do exterior. A FIL vai reunir mais de 200 atividades entre salões de ideias, sessões de contação de histórias, shows musicais, performances, debates, oficinas e workshops, contemplando públicos de todas as idades, com a presença de autores nacionais e internacionais.
A Prefeitura terá pela primeira vez um estande com inúmeras atividades gratuitas durante a realização do evento. Localizado na Praça XV, próximo à esplanada do Theatro Pedro II, diversas secretarias municipais, como Educação, Cultura e Turismo, Saerp, Meio Ambiente e Instituto do Livro receberão a população com uma programação especial. Distribuição de mudas, oficinas de reciclagem, intervenções culturais, palestras sobre o uso consciente da água, apresentações de música, dança e atividades educativas são algumas das atividades que estarão disponíveis.