A Entrevias Concessionária de Rodovias assinou a adesão ao Movimento Afaste-se, lançado pela CCR Rodovias. O evento aconteceu em Jundiaí e contou com a participação de autoridades e, também, representantes da ABCR – Associação Brasileira de Concessionária de Rodovias. A campanha chama atenção dos motoristas em prol da segurança das equipes em atendimento nas rodovias. Ao todo, 45 empresas no Brasil aderiram ao movimento.
Para orientar os motoristas sobre essa mudança de comportamento ao avistar um atendimento nas rodovias, a Entrevias, responsável por 570 quilômetros de rodovias, já está com mensagens em seus painéis, ao longo do trecho rodoviário. O Movimento Afaste-se também será divulgado por meio das redes sociais da companhia.
“O comportamento do motorista hoje, quando se depara com um acidente é de curiosidade, ele se aproxima para ver mais perto e saber o que aconteceu. Dessa forma, coloca em risco a vida dos nossos colaboradores que estão em atendimento e, também, a própria vida. Essa campanha é uma forma de conscientização, para tentar mudar essa forma de agir quando as equipes estiverem nas rodovias. O simples ato de afastar-se ao avistar uma viatura ou atendimento na pista reduz muito os números de sinistros”, afirma o gerente de operações, Carlos Costa.
Lei norte-americana
O “Movimento Afaste-se” foi desenvolvido no Brasil pelo Grupo CCR e baseia-se na “Move Over Law”, uma lei originada dos Estados Unidos depois do acidente com o paramédico James Garcia, em 1994, na Carolina do Sul. Garcia estava trabalhando na rodovia no momento do acidente. A lei norte-americana exige que todos os condutores devem reduzir a velocidade e mudar imediatamente de faixa quando o motorista ver parado no acostamento ou no meio-fio, viaturas que estejam prestando serviços e que tenham as luzes de emergência acesas. O desrespeito a essa lei é passível de multa nos Estados Unidos.