A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, retomou o serviço de abordagem social às pessoas em situação de rua, em diversos pontos da cidade. As atividades foram iniciadas na última sexta-feira, 03, e foram intensificadas no sábado, dia 04, sob a coordenação dos profissionais do Centro Pop, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar.
Com o objetivo de acolher, orientar e direcionar, os profissionais passaram por diversos pontos da cidade, principalmente, nos locais com maior fluxo de pessoas em situação de rua. Vale destacar que, a ação faz parte do plano de governo do prefeito Zezinho Gimenez.
Segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Tatiane Cristina Pereira Guidoni Gimenez, a ação é fundamental em vários aspectos. "Nossa ideia é continuar esse trabalho de forma frequente. É importante, pois, além de tirar o cidadão dessas condições degradantes, tem por objetivo oferecer condições dignas. Vale destacar que, parte desses casos são de pessoas que estão nas ruas e são dependentes químicas. Dessa forma, essas ações visam oportunizar o tratamento adequado, assegurando autonomia e dignidade", disse.
Os números surpreendem: no primeiro dia da ação, 19 pessoas foram abordadas, sendo: oito que solicitaram passagem para retornar para suas cidades; outras oito que foram orientadas a procurar o CRAS ou Centro Pop, para atendimentos pontuais, em razão de estarem nas ruas vendendo informalmente ou pedindo dinheiro, e, por fim, outras três pessoas que solicitaram encaminhamento para comunidades terapêuticas.
Para o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Thiago Carvalho dos Santos, essas ações são necessárias, pois contribuem para a segurança e também oferecem meios para melhorar a situação do cidadão errante e da comunidade em geral. "O objetivo da GCM foi garantir a segurança de todos, incluindo os profissionais que participaram da ação, além de atuar no auxílio ao Departamento de Fiscalização de Posturas, junto aos ambulantes que estavam vendendo itens diversos sem autorização", disse.
De acordo com o comandante do 43⁰ Batalhão de Polícia Militar do Interior, Victor Moreto Santos, o papel da PM é preservar a ordem pública e garantir a segurança dos moradores em situação de rua. "Ações como essa, em conjunto com a assistência social, são importantes para a diminuição do número de moradores em situação de rua circulando pela cidade; com isso, ajudando na prevenção primária dos crimes de furtos e roubos que esses indivíduos possam praticar", finalizou.
Não dê esmolas, oriente! - É comum, no dia a dia, os munícipes serem abordados por pessoas em situação de rua e, caso isso acontecer, o ideal é não dar esmolas, mas, sim, orientar sobre os equipamentos sociais disponíveis no município, como o Centro Pop, que oferece acolhimento integral e conta com equipe multidisciplinar, com o objetivo de promover a dignidade do cidadão por meio das políticas públicas.
SERVIÇO:
Centro Pop
Rua Epitácio Pessoa, 2.650 – Jardim Alvorada
Telefone: 3945-8453