A semana começou com um marco logístico no Porto de Vila do Conde, no Pará. O navio Pearl LNG, com 293 metros de comprimento e 115.345 toneladas, realizou uma manobra de atracação no Terminal de Granéis Líquidos, o primeiro terminal de gás natural da Amazônia, inaugurado em fevereiro do ano passado. O navio chegou para reabastecer o terminal, que representa um avanço significativo na matriz energética da região e no compromisso com a sustentabilidade.
Essa operação, de alta complexidade, exigiu extrema precisão e cuidado, refletindo o rigor técnico e a excelência da Praticagem da Barra do Pará. Além de garantir a segurança da navegação, a equipe envolvida demonstrou compromisso com a preservação ambiental, considerando os desafios impostos pela carga perigosa transportada.
O destaque da operação foi o trabalho conjunto do Prático Everton Lima, que liderou a manobra, e dos práticos Roberto Lopes, Marcos Martinelli e Wallace Arruda, que participaram ativamente para aprimorar suas habilidades e conhecimentos técnicos. Segundo especialistas, operações como essa requerem uma coordenação impecável e competências altamente especializadas devido à magnitude do navio e à natureza do material transportado.
“Essa manobra é um exemplo claro da importância do profissionalismo e da experiência da Praticagem da Barra do Pará para a segurança e eficiência das operações portuárias. Trabalhos como esse são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região amazônica, promovendo equilíbrio entre crescimento econômico e preservação ambiental”, destacou um porta-voz da praticagem.
Além de ser um marco logístico, a atracação do Pearl LNG reforça o papel estratégico do Porto de Vila do Conde na logística portuária brasileira. O gás natural é uma alternativa energética mais limpa, que contribui para a redução das emissões de carbono e para a consolidação de uma matriz energética sustentável.
A operação também sinaliza o avanço tecnológico e a preparação técnica da infraestrutura portuária do Pará, posicionando a região como um dos principais eixos logísticos do país. Com iniciativas como essa, o porto e a praticagem local reforçam sua relevância no cenário nacional e internacional.
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Ricardo Esper
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