Prefeitura de São José do Rio Pardo dará inicio as obras de contenção em área afetada por erosão pluvial no bairro São Bento
31/01/2025 09h18 - Atualizado há 4 dias
O prefeito de São José do Rio Pardo, Marcio Zanetti anunciou nesta quinta - feira (30) que iniciará, nos próximos dias, as obras de contenção da erosão pluvial no bairro São Bento, área que vem sendo severamente afetada por deslizamentos de terra. A decisão foi tomada através de um decreto de situação de emergência na localidade, medida que visa viabilizar a rápida execução das obras e a alocação de recursos para enfrentar o problema.
O avanço da erosão, se agravou de maneira inesperada especialmente em dezembro de 2024 e tem gerado grande preocupação entre os moradores, já que há o risco iminente de que o processo erosivo atinja as residências da região. A Defesa Civil municipal, que vem monitorando diariamente o local, já havia sinalizado a gravidade da situação, com a área isolada desde então. "É uma situação que começou a se intensificar muito rapidamente. Antes, a situação parecia controlada, mas agora, com o aumento da quantidade de chuva e a intensidade do fenômeno, a preocupação é crescente", afirmou Fred Blask, Diretor da Defesa Civil do Município destacando que, se necessário, a Defesa Civil estará pronta para retirar os moradores em risco. "Estamos preparados para agir de forma imediata, caso o risco se torne mais grave", completou.
Segundo a Prefeitura Municipal a responsabilidade da recomposição da área era de um empreendimento privado que estaria previsto para a região. Luiz Paulo Cobra Monteiro, Secretário Municipal de Obras, explicou que o problema se originou com o crescimento desordenado da área e a impermeabilização do solo. "Antes, essa área era uma estrada rural, mas com o crescimento dos bairros, o volume de água aumentou, contribuindo para a erosão. A situação se complicou com o excesso de chuvas", afirmou.
Contudo, a evolução acelerada do problema demandou uma solução emergencial e imediata.“Recebemos o parecer do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que indicou ações imediatas e rápidas para conter a erosão. A partir disso, tomamos a decisão de decretar a situação de emergência para poder iniciar as obras sem maiores delongas”, explicou o prefeito Marcio Zanetti, destacando que o projeto seguirá a risca o laudo Instituto Técnico de Pesquisas (ITP) solicitado pelo Ministério Público que apontou recomendações urgentes.
Com o decreto de emergência em ação, a administração municipal corre contra o tempo em busca das providências necessárias para a contratação de empresas especializadas e a execução das obras de contenção de forma urgente.
Nesta quinta-feira (30) o prefeito buscou apoio junto aos deputados Jorge Caruso (MDB) e Baleia Rossi (MDB) que através de sua equipe, está auxiliando no cadastramento da área junto à Defesa Civil Federal para garantir recursos adicionais para a obra que independente a isso já será iniciada. "O apoio dos deputados tem sido fundamental para conseguirmos viabilizar os recursos necessários", disse o prefeito.
Com a mobilização da prefeitura e o suporte das autoridades estaduais e federais, a expectativa é que as obras comecem rapidamente, ainda esta semana, para garantir a segurança dos moradores e evitar danos maiores para a população do bairro São Bento, que vive com a constante preocupação do avanço da erosão, aguardando ansiosamente por uma solução definitiva para o problema.