Ingressos do primeiro lote para a edição 2023 já estão à venda; próximo encontro dos amantes do lúpulo será 12 de novembro deste ano, no IPA Day Brasil, em Ribeirão Preto.
Depois de quase 3 anos de intervalo, o retorno do IPA Day SP no sábado, 6 de agosto, na Cervejaria Tarantino, Zona Norte de São Paulo, reforçou a edição paulista do festival como a principal festa em homenagem às India Pale Ales produzidas no estado. Pesquisa realizada entre os participantes, aponta que 75% tiveram expectativas atendidas ou superadas.
Este ano, cerca de mil hopheads se divertiram ao sabor de mais de 3 mil de IPAs e suas variações, reconhecidas ou não pelos principais guias de estilo de cerveja. A festa, em formato open bar de IPAs e água, contou com cerca de 150 beer geeks, aficionados que compraram ingressos para entrar uma hora antes e começar a degustar com calma os 26 rótulos de 20 cervejarias paulistas.
Anfitriã da festa, a Tarantino apresentou quatro lançamentos e sua já conhecida Miracle IPA. As marcas Colorado e Goose Island, apoiadoras do evento, levaram dois rótulos cada. Completando o line-up cervejeiro, outras 17 fábricas paulistas, apresentaram um rótulo cada uma, ilustrando a enorme diversidade da cena cervejeira do estado.
A Academia da Cerveja, iniciativa da Área de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev, também participou do festival levando informação aos hopheads por meio de jogos interativos e apresentando lúpulos frescos produzidos comercialmente por pequenos agricultores paulistas.
Satisfação em números
E os frequentadores já começaram a responder à pesquisa de satisfação online aplicada pela organização. Os números apontam que 71% dos presentes mora na capital, em 45 bairros diferentes. O IPA Day SP de forma geral atendeu ou superou as expectativas de 75% do público.
Os voluntários do projeto Working Experience, que fazem o serviço de cerveja, foram avaliados como excelentes ou bons por 97,1% dos participantes. Já o tradicional “copinho de vidro de geleia” foi considerado excelente ou bom por 82,5% e o material educativo, composto por livreto, banners e painéis, foi aprovado por 91,3% dos participantes.
Mais da metade dos presentes (53%) já tinha participado de alguma edição do IPA Day anteriormente. Do total, 69% pretendem participar da próxima edição e 30% tem planos de ir para o IPA Day Brasil, em Ribeirão Preto.
IPA Day Brasil
O sucesso do evento paulistano, cria ainda mais expectativa com relação ao IPA Day Brasil, o maior festival cervejeiro do país dedicado a um único estilo de cerveja e que acontece dia 12 de novembro, em Ribeirão Preto (SP). A edição que comemora os 10 anos do primeiro IPA Day, terá mais de 40 rótulos diferentes produzidos por algumas das mais renomadas cervejarias do Brasil.
Um dos diferenciais do evento nacional, e que ajuda a atrair os lúpulo maníacos mais fanáticos, é a meta da organização de apresentar entre 30% e 50% de cervejas lançadas exclusivamente no evento. “Esse desafio que nos impomos tem o objetivo de trazer novidades das cervejarias mais desejadas e também apresentar tendências em novos lúpulos, tecnologias, insumos e sub-estilos que estão surgindo no mundo”, explica Rafa Moschetta, organizador do festival.
O IPA Day Brasil é um festival que envolve uma série de atrações durante o fim de semana do feriado de 15 de novembro. Entre eles estão o “Encontro dos Cervejeiros”, que antecede o evento, e o Porco no Rolete, realizado no dia seguinte, ambos no Brewpub Weird Barrel.
Para receber os turistas de fora de Ribeirão Preto, já que 85% dos frequentadores do festival são de outras cidades do Brasil, a organização também conta com a Casa da IPA, o hotel oficial dos hopheads, e oferece pacotes especiais com passagens aéreas por meio da agência de viagens oficial do evento.