A fotografia de rua é algo que vem crescendo cada vez mais, principalmente por conta do avanço da tecnologia e das câmeras dos smartphones cada vez mais potentes.
Tirar fotos se tornou algo frequente na vida das pessoas, seja uma selfie, ou fotos de bichinhos de estimação, de amigos ou do ambiente. Além de apenas fotografar, o ato de compartilhar as belas imagens que tiram também é algo comum na sociedade.
Com esse intuito, Luiz Paulo Tupynambá, mais conhecido como Tupy, criou um grupo no Facebook para publicar o que até então era apenas um hobby. Assim nasceu o grupo Fotografia de Rua Ribeirão Preto.
- “A ideia do grupo surgiu no finalzinho de 2018, mas foi colocado realmente em prática somente em agosto de 2019. Eu publicava algumas fotos de maneira orgânica, no meu próprio perfil, de forma bem aleatória, só para amigos. Mas eu queria mostrar minhas fotos para mais pessoas, para fotógrafos, amantes da fotografia...”, explicou Tupy.
Luiz também explicou o porquê da fotografia de rua.
- “A fotografia no geral é algo muito abrangente, pode ser em estúdio, pode ser jornalística, espontânea, documental. Fotografia é uma arte, é a visão do mundo através daquela lente e para alguém específico. Não há duas fotos iguais, porque não existem duas pessoas com a mesma visão de mundo. A fotografia de rua é isso em sua essência, fotografar estruturas, a arquitetura, a paisagem, colocar seu olhar do mundo na câmera e capturar o momento”, complementou.
O início do grupo aconteceu muito rápido, com diversos membros entrando logo no começo do projeto.
- “Quando o grupo foi criado, eu e meu amigo Max, fundador também, convidamos alguns amigos, alguns fotógrafos e cada pessoa ia passando para outra. Quando vimos o grupo já estava com mais de três mil membros”, explicou.
Por não ser um estilo fotográfico famoso no Brasil, o início do grupo foi um pouco turbulento, mas Tupy viu as coisas por um lado positivo.
- “No começo tinha muita selfie, foto disso, foto daquilo, fotos que fugiam do propósito do grupo. Lembro de um episódio onde um membro publicou uma foto de um gato e um amigo brincou comigo: “Grupo de fotografia e você vai deixar foto do gato?”. A ideia do grupo sempre foi divulgar a fotografia como uma maneira de falar sua visão da cidade, crescer a fotografia de rua, então eu pensei que tudo bem a foto do gato, porque agora a foto é do gato, mas vendo nossos exemplos, vendo nossos fotos, a pessoa também começaria a fotografar seu entorno, o jardim, a paisagem, a rua, uma árvore. E no fim deu certo, as pessoas começaram a fazer isso mesmo”, falou.
Com o crescimento do grupo e as pessoas começando a entender o estilo, praticando a fotografia de rua, Tupy começou a organizar encontros dos membros, mas a pandemia atrapalhou.
- “O grupo foi crescendo e surgiu a ideia de reunir as pessoas para trocarem técnicas, mostrarem fotos... Conseguimos realizar um primeiro em 2019 antes da pandemia, mas em 2020 com tudo parado tivemos que dar uma pausa. Agora com as coisas voltando ao normal, um dos objetivos é voltar com os encontros”, reiterou.
Hoje o grupo conta com mais de 19 mil membros e o objetivo ainda é o mesmo, difundir esse estilo fotográfico e mostrar o amor pela fotografia, reunindo pessoas com o mesmo hobby e até mesmo fotógrafos profissionais.
Veja algumas fotos tiradas pelo Luiz Paulo Tupynambá, publicado no Grupo Fotografia de Rua Ribeirão Preto.