Começa nesta terça-feira, 30 de agosto, a programação do 6° Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, lançado oficialmente na noite do último domingo (28), durante o encerramento da 21ª Feira Internacional do Livro. A atriz ribeirão-pretana Débora Duboc, que será a grande homenageada desta edição, participou da solenidade.
O Festival terá duração de 12 dias e uma programação com dezenas de espetáculos e atividades formativas totalmente gratuitas no Teatro Municipal, Parque Raya, Praça das Bandeiras, Praça XV, Parque Tom Jobim, Teatro Santa Rosa, Teatro Minaz, Espaço Cultural Porão, Mercadão, Teatro SESI, Teatro Marista.
O primeiro espetáculo será apresentado nesta terça (30), às 20h, no Teatro Municipal. “O Cego e o Louco”, um dos vencedores da Mostra Nacional, trará a história de Nestor, famoso pintor acometido por uma cegueira que o obrigou a parar de pintar e que vive sob os cuidados do taciturno e tímido Lázaro, seu irmão.
Na quarta-feira (31), às 20h, no Teatro Marista, é a vez do espetáculo "AGORA É O MOMENTO", com os palhaços Pilombeta e Tirafina, que preparam o espaço para o grande momento, um show de dança acrobática!
Na quinta-feira, dia 1º, às 19h30, o Teatro Minaz recebe o espetáculo “VIDA SECA”, livremente inspirado na obra "Vidas Secas", de Graciliano Ramos e na pintura "Retirantes", de Cândido Portinari.
Fechando a semana, na sexta-feira, dia 2, no Teatro Santa Rosa, acontece o espetáculo LESADOS, que aborda a trajetória de dois personagens lesados pela apatia e acomodação, que não conseguem agir ou sequer dar um passo à frente. Envolvidos pela própria solidão e covardia, essas figuras criam situações absurdas e engraçadas que os levam a lugar nenhum.