O espetáculo “Agora é o Momento” abriu nesta quarta-feira, 31 de agosto, as apresentações da mostra local do 6° Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, realizado na cidade até o dia 11 de setembro.
O público presente viu um upgrade na relação e nas habilidades circenses dos palhaços Pirombeta e Tirafina. Ao prepararem o espaço para o grande momento, um show de dança acrobática, os palhaços são encarregados de ligar um luminoso no topo do picadeiro. Com uma escada e pendurados em um trapézio, Pirombeta e Tirafina presenciaram o risco real da queda, mas suas habilidades foram afloradas para realizar essa difícil tarefa ao mesmo tempo em que divertiam a plateia.
A mostra local do 6° Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto tem como objetivo exaltar a diversidade cultural e fomentar a produção artística de grupos da cidade, valorizando o artista local e promovendo o intercâmbio cultural, além de oferecer uma programação cultural de qualidade e gratuita aos ribeirão-pretanos.
Nesta sexta-feira, dia 2 de setembro, às 20h, o teatro Santa Rosa recebe a apresentação do segundo grupo local, o Gitirana Produções, com o espetáculo “Lesados”, classificação de 14 anos. Envolvidos pela própria solidão e covardia, os personagens não conseguem agir ou sequer dar um passo à frente, criando situações absurdas e engraçadas que os levam a lugar nenhum.
Sobre o Festival
Durante 13 dias de imersão nas artes cênicas, com apresentações e oficinas, os ribeirão-pretanos terão a oportunidade de assistir apresentações premiadas nacionalmente e de grupos locais. O palco principal será o Teatro Municipal, além de outros espaços parceiros como parques, praças e teatros.
O objetivo é promover o intercâmbio de companhias e grupos teatrais para fomento e aproximação do público e de produção local nas mais diferentes manifestações cênicas e contribuir para o desdobramento estético e de linguagens inovadoras.
O Festival Nacional de Teatro é realizado pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, com apoio da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte). Foram mais de 140 inscrições de grupos e artistas de 11 estados do Brasil, com dez espetáculos selecionados, sendo cinco nacionais e cinco locais, além de apresentações de parceiros da Secretaria.