Dificuldade nas importações e exportações causam prejuízos em todo país

17/03/2025 07h00 - Atualizado há -52 horas
Dificuldade nas importações e exportações causam prejuízos em todo país
Divulgação

O Brasil está à beira de um colapso nos principais portos do país. Em vários estados, os portos concentram grande fluxo de produtos para exportação e importação, o que tem tirado o sono de empresários e trabalhadores.

Os problemas são inúmeros, com cancelamentos de rotas, atrasos nos navios, omissão de escalas e filas excessivas, que dificultam o escoamento de cargas nos portos brasileiros. Esses transtornos tem causado grandes prejuízos para o setor produtivo nacional.

Segundo Cristiane Fais, CEO da Accrom Consultoria em Logística Internacional, o Porto de Santos opera com mais de 100% de sua capacidade, o que dificulta sobremaneira o escoamento de produtos.

- “Há uma dificuldade em atracar e receber cargas e também para enviar cargas. Com tantos problemas, somado à greve da Receita Federal, quando o importador cai em outro canal que não seja o verde, há morosidade enorme. Tudo está lento, incluindo análises e avaliações”, explicou a especialista.

Ela acrescenta que se a carga cair em outros canais, a situação que já é ruim, fica ainda mais difícil.

- “Se a carga cair em outro canal vermelho, amarelo, cinza na importação aí pode-se esperar por muito tempo. Mesmo as que caem em canal verde, enfrentam problemas de espaço. Os terminais chegam a estar com 130% de sua capacidade, ou seja, tudo travado, que se não for resolvido o quanto antes, que pode ser agravado e se tornar um caos”, ressaltou.

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) tem sido procurada por entidades representantes de setores industriais, com relatos de problemas nos portos e no transporte marítimo. Já a Accrom, empresa especializada em importação e exportação, tem sido procurada por inúmeros clientes que querem evitar o caos instalado nos principais portos.

- “Temos sido procurados por exportadores e importadores, que não querem passar pelo que tantas outras pessoas estão passando. Nós temos um olhar mais assertivo sobre essas situações, e buscamos melhorar a experiência do cliente, evitando atrasos e custos adicionais”, explicou.

Segundo ela, todos esses atrasos geram custos para exportadores e importadores, que não conseguem receber suas cargas e precisam pagar por maior tempo de armazenagem.

- “Estamos perto de um colapso em vários portos e infelizmente o problema se reflete sobre todos. Terminais são prejudicados, pois ganham na movimentação rápida das cargas. Transportadoras também perdem, pois com mais fila para acessar os portos, há demora para retirar ou devolver contêineres. Por fim, perde o brasileiro, que sofrerá os reflexos disso tudo no preço dos produtos.

 


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