Projetos inovadores de professores podem inspirar formulação de nova política pública

Iniciativas conectam matemática à arte, cultura e tecnologia, despertando o interesse dos alunos e democratizando o acesso ao conhecimento

Elaine Alves
14/03/2025 12h11 - Atualizado há 15 horas
Projetos inovadores de professores podem inspirar formulação de nova política pública
Quilombo de Queimada Nova

Comemorado em 14 de março, o Dia Internacional da Matemática em 2025 representa um marco para destacar o papel da disciplina como uma ferramenta imprescindível para a expressão criativa e o enfrentamento de desafios cotidianos, transcendendo a ideia de ser exclusiva para os mais inteligentes. O tema deste ano: “Matemática, Arte e Criatividade”, instituído pela União Matemática Internacional (IMU), está alinhado às iniciativas de professores de diversas regiões do país, cujos projetos mostram as conexões entre os números e a imaginação, abordando áreas como robótica, dança, culinária quilombola, entre outras. 

As ações se destacam em um momento em que o governo federal inicia uma trajetória que se propõe a construir a primeira política pública nacional voltada para o ensino de qualidade da matemática. Em fevereiro, com o intuito de mobilizar as redes de ensino de todo país sobre a urgência de se olhar para a aprendizagem da disciplina na educação básica, o Ministério da Educação (MEC) realizou o webinário “Somando Vozes por Toda Matemática”. O evento integra as ações preliminares ao lançamento do Programa Toda Matemática. Já no dia 10 de março, o webinário “Multiplicando Percepções por Toda Matemática”, reuniu centenas de educadores, iniciando o diálogo para a “Escuta Nacional de Professores que Ensinam Matemática”, que ocorrerá entre os dias 17 e 31 de março de 2025.  

É neste contexto que os projetos a seguir, reconhecidos no Edital Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental do Itaú Social,  revelam possibilidades efetivas de reavivar o interesse dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental pela matéria. São ideias que saíram do papel e, agora, representam um laboratório de práticas com potencial para inspirar e fundamentar as diretrizes da nova política. “Ao romper com a visão tradicional da matemática como uma disciplina abstrata e distante da realidade, esses professores provam o quanto é possível engajar os estudantes de forma criativa e significativa, conectando os conteúdos aos seus interesses, experiências e contextos culturais”, explica a gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social, Fernanda Seidel.

Além do conteúdo, os projetos promovem equidade e inclusão: “à medida em que oferecem diferentes formas de acesso ao conhecimento matemático, eles contribuem para reduzir as desigualdades e garantir que todos tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial”, completa Fernanda.

Essas ações dialogam com o tema do Dia Internacional da Matemática e abrem um novo horizonte para o aprendizado:

 
  • Em Bacabal (MA), o professor Antônio de Souza Silva usa a robótica com materiais recicláveis para ensinar conceitos de área e volume, unindo matemática e consciência ambiental.

“Os resultados obtidos mostraram que os estudantes participaram mais das aulas de matemática e suas notas melhoraram, não apenas nessa disciplina como em outras.”

 
  • Em Brasília (DF), a professora Bruna de Sousa de Oliveira criou um Laboratório de Matemática Móvel e Virtual com jogos, modelos 3D e podcasts, para tornar a disciplina mais prática e acessível.

“Sempre observei que, para muitos estudantes, os conceitos matemáticos parecem distantes da realidade e difíceis de aplicar no dia a dia. A partir daí, criamos uma solução que tornou a matemática mais prática e tangível.”

 
  • Em Petrópolis (RJ), a professora Márcia Viana conecta transformações geométricas no plano cartesiano com a dança, estimulando o aprendizado de forma colaborativa.

“Nunca os vi tão envolvidos. Embora as populares dancinhas do TikTok chamem a atenção dos jovens, o projeto se destaca por seu caráter colaborativo, em que cada estudante tem um papel fundamental.”

 
  • No Quilombo de Queimada Nova (BA), o coordenador pedagógico José Rosa de Brito resgata o patrimônio cultural quilombola por meio da culinária, ensinando matemática de forma contextualizada.

“Quem vai aprendendo já ensina os demais. É uma abordagem coletiva que gera aprendizado e reforça conceitos de união e partilha, evidenciado, por exemplo, no momento em que trabalhamos frações e dividimos bolos e acarajés em partes iguais.”

 
  • Em Contagem (MG), a professora Liliane Rezende Anastácio utiliza mapas mentais como ferramenta para ajudar os alunos a organizar o conhecimento e fazer associações entre os conceitos matemáticos.

“Eu observava a dificuldade dos alunos em revisitar e revisar o que aprenderam, dependendo muito de explicações repetidas. Foi nesse contexto que a ideia dos mapas mentais começou a ganhar força. Com o tempo, eles compreenderam que isso não era apenas desenhos ou registros individuais, mas um recurso que podia ser enriquecido coletivamente.”

 
  • Em Rio Grande (RS), a professora Valéria Souza Farias promove a Semana da Matemática, integrando a disciplina com história, artes e ciências por meio de jogos, competições e projetos.

“Ao integrar a Matemática com outras disciplinas, como história, artes e ciências, promovemos uma visão holística do conhecimento.”

 

Curiosidades: 2025 é o ano da Matemática

 
  • O Dia Internacional da Matemática é comemorado em 14 de março por coincidir com o “Dia do Pi” (π), constante matemática iniciada com 3,14. No padrão americano, o mês é escrito antes do dia, ou seja, 14/3 vira 3/14.
  • A UNESCO oficializou a data como o Dia Internacional da Matemática em 2019, durante sua 40ª Conferência Geral, confirmando o valor da matemática para a educação, a ciência e o desenvolvimento sustentável. 
  • O ano de 2025 apresenta características matemáticas notáveis. Ele é conhecido como um “quadrado perfeito”, por resultar da multiplicação de um número por ele mesmo, neste caso: 45² = 2025. 
  • Esse é um fenômeno raro, ocorrido pela última vez há 89 anos, em 1936, quando o quadrado de 44 foi registrado. O próximo evento semelhante acontecerá em 2116, com o quadrado de 46. A ocorrência segue um padrão, acontecendo no intervalo anterior +2, ou seja, acontecerá daqui a 91 anos (2116), depois mais 93 (2209), 95 (2304), e assim por diante.
  • Além disso, 2025 é a soma dos cubos dos primeiros nove números naturais não nulos. (1³ + 2³ + 3³ + 4³ + 5³ + 6³ + 7³ + 8³ + 9³) = 2025
  • O número também pode ser expresso como o produto de dois quadrados perfeitos, ou seja: 25×81, ou 5² x 9². Também a soma de três quadrados: 40² + 20² + 5² = 2025.

 

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ELAINE CRISTINA ALVES DE OLIVEIRA
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