ACBG Brasil comemora 10 anos com sessão solene na ALESP, no dia 3 de abril

Evento contará com a participação de pacientes e portadores de câncer, cuidadores, profissionais da saúde e do Coral Sua Voz, formado por pessoas laringectomizadas do A. C. Camargo Cancer Center

SONIA DINIZ
31/03/2025 10h06 - Atualizado há 2 dias
ACBG Brasil comemora 10 anos com sessão solene na ALESP, no dia 3 de abril
divulgação
A ACBG Brasil - Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço - celebra uma década de atuação pela melhoria da atenção aos pacientes oncológicos no Brasil. Para marcar essa trajetória, realiza no dia 3 de abril, às 14h, um evento especial na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), reunindo pacientes, portadores, cuidadores, profissionais da saúde, apoiadores e representantes de entidades parceiras.

A celebração antecede o 5º Encontro Nacional da Rede+Voz (ENREV), que acontece nos dias 4 e 5 de abril, no Hotel Intercity Interative Jardins.

Desde sua fundação, a ACBG Brasil se consolidou como referência nacional na defesa dos direitos dos pacientes oncológicos, promovendo reabilitação, acolhimento, apoio, educação e prevenção. Entre suas principais conquistas estão os Grupos de Acolhimento a Pacientes de Câncer de Cabeça e Pescoço (GALs), que atualmente atendem mais de 800 pacientes em todo o Brasil, e a formação de lideranças por meio da Rede+Voz, composta por 54 voluntários que fortalecem a causa atuando nas cinco regiões do país gerando impacto em seus territórios.

Na última década, a ACBG Brasil também se destacou pela atuação incisiva em advocacy, moldando políticas públicas que impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes, com ações como:
 
  • Doação e distribuição de 400 Laringes Eletrônicas em todas as capitais do país, possibilitando a reintegração social de pacientes sem voz;
  • Inclusão da Laringe Eletrônica na Tabela do SUS, garantindo acesso gratuito ao dispositivo em todo o país;
  • Coprodução de políticas públicas em Santa Catarina, como a diretriz estadual de reabilitação aos laringectomizados e traqueostomizados;
  • Fortalecimento de redes e liderança em advocacy, garantindo a presença da ACBG Brasil em fóruns estratégicos, como o Conselho Nacional de Saúde e a Comissão Especial de Combate ao Câncer.
Através da Rede+Voz, a ACBG Brasil conectou voluntários em todo o Brasil, promovendo cidadania ativa e liderando campanhas de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, tireoide, pulmão, tabagismo, obesidade, saúde mental e deficiências múltiplas. Lidera, ainda, ações da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, realizada anualmente no mês de julho, em todo o país.

“Há 10 anos, fundamos a ACBG Brasil para dar voz aos pacientes que perderam a própria. Meu objetivo sempre foi garantir que essas pessoas sejam ouvidas e tenham acesso ao que precisam para recuperar sua dignidade”, afirma Melissa Medeiros, fundadora da entidade. Portadora de câncer de laringe, já sem voz e com uma ostomizada respiratória permanente, Melissa transformou sua vivência pessoal em uma missão de vida, batalhando por políticas públicas e melhorias no atendimento oncológico.

“Nosso papel é sentar na mesma mesa com os tomadores de decisão de todos os níveis de governo para discutir a oncologia que queremos para o país. Seja melhorando leis que já existem, propondo novas legislações ou exercendo controle social, nossa missão é incidir em políticas públicas e transformar a realidade dos pacientes”, explica Gabriel Marmentini, cofundador e diretor-executivo da ACBG Brasil. “Em um país como o Brasil, especialmente no terceiro setor, completar 10 anos de impacto, entrega, reconhecimento, legitimidade, política pública e controle social é algo extraordinário”, acrescenta Gabriel.

Eventos comemorativos e campanha de 10 anos

Para celebrar esta trajetória de impacto e inspiração, a ACBG Brasil realizou um evento comemorativo em Florianópolis, no dia 26 de fevereiro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), destacando as histórias transformadoras e as conquistas alcançadas. A campanha “10 anos criando laços e dando voz à oncologia” está sendo divulgada nas redes sociais, fortalecendo o compromisso de transformar vidas por meio da informação, inclusão e advocacy.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEANDRO ANTONIO FERRARI ANDRADE
[email protected]


FONTE: https://acbgbrasil.org/
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp