O nascimento de novos Microempreendedores Individuais (MEIs) é uma realidade cada vez maior nos municípios. Em Ribeirão Preto, são 69.353 microempreendedores individuais, sendo 778 criados só em agosto de 2022.
A importância do MEI é transformar o profissional autônomo que oferta seu trabalho de forma individual e muitas vezes amadora, em um profissional formal, com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e direitos, como emissão de nota fiscal, possibilidade de empréstimos a juros menores, cobertura previdenciária, entre outros benefícios.
“O microempreendedorismo individual é hoje uma opção para formalizar o trabalho e renda de um número expressivo de pessoas, sendo quase 10% da população de Ribeirão Preto optando por esse caminho. São esses pequenos empreendedores que, ao se formalizarem, passam a ter mais direitos”, explicou o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento, Eduardo Molina.
As cinco principais categorias com mais CNJPs emitidos para o Microempreendedor Individual são: cabeleireiros, manicure e pedicure (5.215), comércio varejista de artigos de vestuários e acessórios (4.234), promoção e vendas (3.945), transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças (2.367) e fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo familiar (2.115).
Espaço do MEI
O Poupatempo conta com um setor para receber as pessoas interessadas em se tornarem Microempreendedores Individuais, com serviços presenciais para formalização profissional, além do cadastro e emissão de notas fiscais eletrônicas.