Reforma tributária sob a perspectiva do Fórum Econômico Mundial

Especialistas do setor antecipam em evento estratégias globais da nova economia para o futuro dos negócios, com foco nas mudanças das regras de impostos no Brasil

Comunicação Conectada
10/04/2025 17h03 - Atualizado há 1 dia
Reforma tributária sob a perspectiva do Fórum Econômico Mundial
Reprodução: ibgem.com.br

Nas discussões do Fórum Econômico Mundial deste ano, a ampliação do acesso digital figurou como a tendência mais transformadora. Durante o evento global foi apresentado que 60% dos empregadores esperam que ela transforme seus negócios até 2030. Cerca de 86% acreditam que os maiores avanços virão de tecnologias como a Inteligência Artificial e o processamento de informações. Já para 58%, a robótica e a automação também serão decisivas. Mas 41% também aposta na geração, armazenamento e distribuição de energia para suportar todas essas mudanças.

Entre os insights enfatizados no Fórum Econômico Mundial estão: a equidade fiscal, a sustentabilidade, a inovação e competitividade, além da necessidade de investimentos em infraestruturas e serviços públicos.

  1. Equidade Fiscal: o Fórum enfatiza a importância de sistemas tributários justos e equitativos, sendo que a reforma tributária no Brasil pode buscar reduzir desigualdades, garantindo que todos contribuam de maneira proporcional à sua capacidade econômica.
  2. Sustentabilidade: a agenda do Fórum inclui a necessidade de promover um crescimento econômico sustentável. Ao mesmo tempo, a reforma tributária pode incentivar práticas empresariais sustentáveis, como a tributação de atividades poluentes e a promoção de incentivos fiscais para empresas que adotam práticas ambientalmente responsáveis.
  3. Inovação e Competitividade: o Fórum destaca a importância da inovação para o crescimento econômico. Uma reforma tributária que simplifique o sistema e reduza a burocracia pode estimular o empreendedorismo e a inovação, tornando o ambiente de negócios mais competitivo.
  4. Investimento em Infraestrutura e Serviços Públicos: o evento econômico global também discute a necessidade de investimentos em infraestrutura e serviços públicos. O aumento da eficiência na arrecadação proposta pela reforma tributária pode liberar recursos para áreas essenciais, como saúde e educação, beneficiando a sociedade como um todo.

Os temas abordados no Fórum Econômico Mundial, que reúne anualmente líderes globais em Davos, na Suíça, podem servir de referência para a Reforma Tributária no Brasil, prevista para 2026. Ao estabelecer um paralelo entre os princípios discutidos no evento global e as diretrizes da Reforma, é possível otimizar as mudanças significativas que ela representa na estrutura tributária do país, promovendo uma tributação mais justa e equitativa.

Considerando todo esse cenário, o renomado especialista em Tax e Finanças, Marcelo Brasil, traz para um dos eventos mais inovadores do setor tributário, o Tax is Cool Conference 2025, uma programação estratégica voltada para Governança, Cidadania e Gestão de Mudanças, tendo como pano de fundo a Reforma Tributária e as discussões do último Fórum Econômico Mundial.

“Somos o primeiro programa de formação de protagonistas da área tributária e entendemos que o momento que vivemos em nossa indústria com a Reforma Tributária demandará, além de conhecimento técnico apurado (hard skills), uma miríade de habilidades comportamentais e situacionais (soft skills) para navegar pelos desafios que virão”, ressalta Brasil. 

O evento que acontece nos dias 11 e 12 de abril, em São Paulo, promete ser um marco na discussão sobre a Reforma Tributária e suas implicações para o futuro dos negócios no Brasil. Com uma abordagem que valoriza tanto as competências técnicas quanto às habilidades comportamentais, o encontro visa preparar os participantes para um cenário em constante evolução, promovendo discussões profundas e ensinando metodologias capazes de simplificar a complexidade do setor.

No primeiro dia, o público poderá acompanhar palestras, o painel do Tax is Cool Squad e a apresentação do Comitê de Reforma Tributária Tax is Cool, fundamentais para compreender o impacto das mudanças regulatórias e as oportunidades que elas podem gerar.

Já no segundo dia, 12 de abril, o Tax is Cool Bootcamp oferecerá um workshop prático, conduzido por especialistas, para aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades estratégicas.

Marcos Gimenez, CEO da Bravo, uma das empresas patrocinadoras do evento, ressalta que o Taxi is Cool se consolidou como um movimento dentro da indústria tributária.

 “A conferência é uma oportunidade única para se conectar com grandes nomes da área, aprender com os melhores e se tornar parte da transformação do universo tributário no Brasil”, diz Marcos.

Grandes nomes da área compõem o time de palestrantes e facilitadores do bootcamp, promovendo um ecossistema de inovação e aprendizado. Entre eles, Stânia Moraes e João Cordeiro, além de Waine Peron, que dará um toque de mágica para os projetos irem além, e Luciano Santos, com provocações e insights para resolução de questões e organização de ideias para a nova era do mundo tax.
 

Conheça alguns dos palestrantes do Tax is Cool Conference 2025


Andrea Schwarz: fundadora da consultoria iigual, especializada em promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. É palestrante inspiracional, abordando temas como inclusão, diversidade, acessibilidade e futuro do trabalho, entre outros. Também é autora do livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”. Foi a primeira mulher com deficiência a ser reconhecida como LinkedIn Top Voice.  Entre 2021 e 2024, foi eleita pela Bloomberg Línea como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina. 

Stânia Moraes: membro suplente do Conselho Fiscal da B3, certificada como CFO pelo IBEF São Paulo, traz mais de três décadas de experiência em finanças, contabilidade e controle, dedicando sua carreira a guiar corporações em direção a uma performance financeira otimizada e uma atuação com responsabilidade social.

Thiago Figo:  Head of Tax and Legal na C&A Brasil. Com quase 25 anos de experiência profissional na área jurídica e tributária, trabalhou por quase 15 anos na PwC, onde teve a oportunidade de atender grandes empresas de diversos setores, como varejo, aeroespacial, consumo, automotivo, engenharia, dentre outros.

João Cordeiro: maior divulgador do conceito de Accountability no Brasil, é especialista no assunto e autor de três livros envolvendo o tema, sendo Accountability - A evolução da responsabilidade pessoal, O caminho da execução eficaz o primeiro deles. Tem mais de 30 anos de trabalho como mentor e consultor de grandes líderes e empresas.

Luciano Santos: palestrante profissional, mentor e autor do best-seller Seja Egoísta com Sua Carreira, com mais de 55 mil exemplares vendidos. Ao longo da sua trajetória, já impactou cerca de 56 mil profissionais com palestras. É sócio-diretor da Fluxus Educação Corporativa, que oferece soluções práticas por meio de palestras, mentorias e conteúdo para impulsionar o desenvolvimento profissional.


SERVIÇO:
Tax is Cool Conference 2025
Datas: 11 e 12 de abril
Local: São Paulo
site: www.taxiscool.com.br


DIA 1: 11/04 das 09h às 20h

Tax is Cool Conference

Palestras e discussões disruptivas sobre a nova visão do setor tributário, com networking e troca de experiências.

DIA 2: 12/04 das 09h às 17h

Tax is Cool Bootcamp

Workshops com o apoio de especialistas para gestores, com foco no aprendizado técnico e intelectual para enfrentar os desafios da indústria de tax.
 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THAIS MOREIRA CIPOLLARI
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp