07/09/2022 às 12h00min - Atualizada em 07/09/2022 às 12h00min

Aprenda as diferenças entre Direita e Esquerda

Por Carlos Manella – advogado especialista em Direito Eleitoral e Administrativo
 
Vivemos atualmente no cenário político mundial e principalmente no cenário político nacional, uma polarização ideológica entre Direita e Esquerda, sendo que, na minha opinião, a discussão deveria estar vinculada às necessidades e direitos do cidadão brasileiro. Ambas as correntes ideológicas atualmente usam do artifício da desmoralização das escolhas e fundamentos ideológicos da corrente adversa, o que gera por ambas as partes o acaloramento das discussões, tornando-as vazias, inócuas e sem qualquer prosperidade.

Devemos olhar as correntes ideológicas como fontes de conhecimento para tomadas de decisões, posto que, ambas dentro de seus aspectos ideológicos detém importantes pontos que são saudáveis para a sociedade.

A principal diferença entre Esquerda e Direita está na sua vivência histórica e também no objetivo que se quer alcançar. No momento, entendo que a maior preocupação que nós brasileiros devemos ter é a vinculação da gestão política com a economia que abrange o empreendedorismo - “mercado privado como um todo” - e socorro social.

A Esquerda, historicamente, defende princípios que geram maior regulamentação do mercado, acordos coletivos entre empregados e empregadores, maior regulamentação do mercado de trabalho e a imposição de maior carga tributária para financiamento do serviço público, atingindo assim o que chamamos de estratégia coletivista e socialista, atingindo meios de produção sobre controle de coletividades em diferentes graus.

Já a Direita também historicamente tem uma visão da necessidade de menor regulação da economia, acordos individuais entre empregadores e empregados, menor regulação do mercado de trabalho, menor carga tributária, posto que o seu governo entende a necessidade do liberalismo para o crescimento do capitalismo - meios de controle sobre indivíduos em diversos graus.
Entendo que ambas as correntes terão resistências ideológicas contrárias, cabendo ao futuro governo, aplicar sim a sua ideologia no seu método de governo, mas jamais esquecer que governar também é um ato de gerar benefícios e melhorias para aqueles diferentes. Portanto, entendo que o próximo governo, por mais ideológica que seja essa polarização, deva ter uma interpretação equilibrada, levando a população do Brasil a compreender a sua metodologia ideológica de governar, criando métodos de aplicabilidade para compreensão da população a médio e longo prazo.

Abaixo algumas atitudes importantes e históricas, tanto de Esquerda como Direita na história do Brasil.

Foi um governo de Direita que instituiu a lei de declaração de direitos de liberdade econômica, que gerou proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica. Lei essa de 2019. E foi um governo de Esquerda que assegurou benefícios legais, através da criação da Política Nacional de Proteção de Direitos de Pessoa com Transtorno de Espectro Autista, lei esta de 2012.
 
Devemos observar que tanto os governos de Direita ou de Esquerda tem métodos colaborativos com a sociedade, ou seja, ambos dentro de suas composições ideológicas, detém intenções de melhoramento da sociedade, cabendo a nós cidadãos zelarmos pelo equilíbrio interpretativo, evitando fanatismo esquerdista ou direitista, fato que gera, e gerará ainda mais instabilidade e insegurança, podendo até mesmo fazer do Brasil uma nação de grupos extremistas.
 
A minha posição ideológica é zelar por uma sociedade mais justa, equilibrada e que tenha condições de, através do seu trabalho, conquistar os seus sonhos. Mas para que isso aconteça é preciso que as ações sejam realizadas de forma equilibrada, sem favorecimento de uma ou outra ideologia. 
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://avozderibeirao.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp