A prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou nesta terça-feira, 6 de setembro, o sexto ecoponto da cidade, localizado na avenida Miguel Padulla, nº 400, próximo ao cruzamento com a rua Alcides Xavier, no Jardim São Fernando, em Bonfim Paulista.
O local foi planejado para atender bairros que ficam num raio de até um quilômetro e sua construção foi executada pela Stefani Construções, em contrapartida para a implantação de um empreendimento imobiliário.
“Os ecopontos evitam a prática de descartes irregulares, a formação de entulhos e a deposição inadequada de resíduos na nossa cidade. Eles contribuem sobremaneira com o meio ambiente, pois dão a destinação correta aos materiais que são recebidos, dentro da filosofia de economia circular. A localização é privilegiada e estratégica, com raio de atendimento de um quilômetro. Por isso, nós projetamos 25 ecopontos como esse, a fim de preencher toda a mancha urbana ribeirão-pretana, que tem aproximadamente 130 quilômetros quadrados”, explicou o prefeito Duarte Nogueira.
O sexto ecoponto faz parte da 1ª fase de implantação do projeto conjunto das Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Departamento de Limpeza Urbana, que prevê o atendimento de toda a área urbana de Ribeirão Preto.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Daniel Gobbi, o sétimo ecoponto de Ribeirão Preto também será construído por compensação, em contrapartida urbanística. “O próximo ecoponto será construído no Ribeirão Verde, atendendo um pedido antigo da população, e nós já temos um empreendimento naquela região”, afirmou Gobbi.
Ecopontos
Os ecopontos são locais destinados à entrega voluntária de inservíveis e resíduos diversos pela população, como entulho da construção civil, móveis velhos, pneus, madeiras e recicláveis. O serviço é gratuito e permite o descarte de até 1m³ de cada tipo de material.
Eles substituem as caçambas sociais e atendem áreas afetadas pelo descarte irregular de resíduos.
Funcionam diariamente, das 7h às 19h, e contam com guarita coberta, pátio para caçambas e manobras de caminhões, patamar para despejo de entulho nas caçambas e funcionário para orientação do descarte.
Sustentabilidade
Com a operação dos ecopontos, são recolhidos por mês, em Ribeirão Preto, cerca de 800 m³ (1 mil toneladas) de Resíduos da Construção Civil. Estes resíduos são encaminhados para a Usina de Reciclagem de Entulho, na avenida Gen. Euclides de Figueiredo, 120 - Adelino Simioni.
Além dos RCC, são recolhidas de 20 a 30 toneladas de recicláveis mensalmente nos ecopontos. Os resíduos coletados são pesados na Estação de Transbordo, localizada na Rodovia Mário Donegá, km 0 + 500 m, e então destinados à Cooperativa Mãos Dadas.
São recolhidos, também, mensalmente, de 100 a 120 toneladas de inservíveis. Estes resíduos são encaminhados ao Transbordo e, posteriormente, destinados ao Aterro Sanitário.
Localização:
1) Ecoponto Conjunto Habitacional Alexandre Balbo
Avenida Ettore e Aurora Corauci, nº 1375
2) Ecoponto Jardim Centenário
Rua Arthur Ramos, nº 1185
3) Ecoponto Jardim Santos Dumont
Rua Guará, nº 2225
4) Ecoponto Jardim das Palmeiras II
Rua Poeta Fernando Pessoa com avenida Alfredo Ravanelli
5) Ecoponto Jardim Paiva
Avenida Senador Teotônio Vilela,1285
6) Ecoponto Jardim São Fernando
Avenida Miguel Padulla, 400