Nos dias 15 e 16 de maio, Sorocaba-SP foi palco do Arte de Inovar com Maratona de Inovação (Edição Sustentabilidade) - o primeiro evento no Brasil a integrar apresentações teatrais e oficinas de inovação com o objetivo de inspirar jovens a se tornarem agentes de transformação. Durante dois dias de atividades, 428 estudantes dos cursos técnicos da ETEC Sorocaba vivenciaram uma experiência completa voltada à criatividade e ao impacto socioambiental e seis equipes venceram a competição.
Realizado pela Loa Produções Culturais e o Ministério da Cultura com patrocínio da Veolia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento desafiou os participantes a criarem soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU após serem inspirados por uma peça teatral sobre a falta d’água. As ideias desenvolvidas abordaram temas como energia limpa, consumo consciente, água e resíduos – e os projetos mais inovadores foram premiados ao final da maratona.
O destaque ficou para o aplicativo Inova Light, vencedor do primeiro lugar, que propõe o uso de inteligência artificial para identificar e reduzir o desperdício de energia elétrica. Em segundo lugar, o projeto Milhore apresentou uma proposta de bioplástico feito a partir da zeína do milho, oferecendo uma alternativa sustentável às embalagens convencionais. O terceiro lugar foi para o sistema Recaptain, que propõe o uso de tecnologia para armazenar e monitorar o reaproveitamento de água da chuva.
Na segunda sessão, o projeto SIGMA conquistou o primeiro lugar com uma proposta de coleta seletiva inteligente, utilizando IA para identificar e classificar resíduos. O Filtro de Carvão Eletrônico, que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa em veículos, ficou em segundo lugar. O terceiro lugar foi para o FloreçaETEC, um ecoprojeto de reflorestamento de áreas inutilizadas nos campi das Etecs.
“Ver tantos jovens propondo soluções reais para os desafios ambientais é um sinal de que estamos no caminho certo. Os participantes integraram conceitos de química, nutrição, alimentos e eletrotécnica, com propósito claro e consciência”, comemorou Wellington Sacheti, coordenador de inovação.
“Foi emocionante acompanhar a potência criativa desses jovens. Eles não só absorveram o conteúdo das oficinas e do espetáculo teatral, como devolveram tudo isso em forma de ideias brilhantes, com propósito, sensibilidade e consciência socioambiental. Projetos lindos, alunos bons, ideias boas! Ver essa transformação acontecendo diante dos nossos olhos reafirma o valor da arte aliada à educação e à inovação”, destacou Andréia Nunes, coordenadora geral da Loa Produções Culturais.
A próxima edição do evento Arte de Inovar com Maratona de Inovação acontece nos dias 21 e 22 de maio, em Jundiaí, no interior de São Paulo.
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
[email protected]