Em clima de fase decisiva da Libertadores, levantamento inédito do Apostagolos.com descobriu quais são os times do Brasil mais populares em cada país vizinho da América do Sul. Flamengo e Palmeiras são os brasileiros que mais despertam interesse nos torcedores ao redor do continente.
O resultado surpreende ao apresentar o alviverde à frente do Corinthians, segundo time mais popular do Brasil, atrás apenas do rubro-negro. Internamente, o Timão pode ter mais torcedores que o Verdão. Mas do outro lado da fronteira brasileira, o cenário muda de figura.
Quem aparece como o grande rival do Flamengo em termos de popularidade na América do Sul é o Palmeiras. Ele impressiona ao aparecer como o mais popular, empatado com o rubro-negro, em quatro dos 11 países que compõem o continente, além do próprio Brasil: Paraguai, Argentina, Uruguai e Venezuela.
Já o Corinthians, distante de campanhas de destaque na Libertadores nos últimos anos, tem a melhor posição em terceiros lugares. No Equador e na Venezuela, o Timão não apareceu entre os cinco brasileiros mais populares.
O Flamengo tem sido uma potência na Libertadores nos últimos anos. Foi campeão em 2019 e vice em 2021. Só perde para o Palmeiras, atual bicampeão e desde 2018 ao menos entre os oito melhores da competição internacional.
A equipe de Abel Braga perdeu a chance de ir à terceira final consecutiva e igualar o São Paulo como o único time brasileiro a disputar a decisão em três anos seguidos. Nesta terça-feira (6), foi eliminada pelo Athletico no Allianz Parque. O favorito para ser o adversário do Furacão no jogo pelo título é o Flamengo. O time rubro-negro enfrentará o Vélez Sarsfield nesta quarta-feira (7) depois de vencer a partida de ida, na Argentina, por 4 a 0.
Critério e curiosidades
O levantamento do Apostagolos.com considerou a média mensal de buscas no Google nos últimos 12 meses de cada um dos 11 países que, juntamente com o Brasil, compõem o continente. Dez times foram incluídos na pesquisa: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Santos, Internacional e Atlético-MG.
A pesquisa deixou evidente como o momento das equipes é uma influência para o nível de popularidade em cada país, mas não é a única razão para isso. Existem fenômenos paralelos ao resultado esportivo que também interferem na popularidade de um time brasileiro no país em questão.
Um bom exemplo é a dupla gaúcha, Internacional e Grêmio. Ambos aparecem entre os cinco times mais populares de um mesmo país apenas no Paraguai e no Uruguai, dois países muito próximos geograficamente do Rio Grande do Sul.
Outro sinal de que nem sempre a popularidade é reflexo de bons resultados, ou mesmo do tamanho da torcida no país de origem, é o Santos. O time da Vila Belmiro foi vice-campeão em 2020 e, fora isso, tem campanhas internacionais discretas nos últimos anos. Ainda assim, o Peixe apareceu entre os cinco mais populares em seis países diferentes: Colômbia, Argentina, Peru, Venezuela, Chile e Equador. O São Paulo, com a terceira maior torcida do Brasil, mais numerosa que o Peixe, se destacou em cinco nações sul-americanas.
A rivalidade entre os gigantes de Minas Gerais também comprova que a popularidade medida pela quantidade de buscas não é apenas consequência da fase dentro de campo. O Atlético-MG, atualmente entre os times mais fortes do Brasil, semifinalista da Libertadores em 2021, não apareceu entre os cinco brasileiros mais populares em nenhum dos 11 países sul-americanos. Já o Cruzeiro, que não disputa a competição desde 2019, na Série B do Brasileiro desde 2020, foi o quinto mais popular na Bolívia.