04/05/2022 às 15h50min - Atualizada em 04/05/2022 às 15h50min

Advogado alerta para crimes digitais em RP

Morador de Sertãozinho foi lesado em quase R$ 500 mil

Cada vez mais criminosos tentam contra o bolso das pessoas através de crimes digitais. Atentos às tecnologias e cada vez mais preparados e audaciosos, eles se reinventam nas formas de tentar contra o patrimônio das vítimas.
Diariamente, cerca de 80 mil pessoas são vítimas de estelionato digital. Agora mesmo, alguém está tendo o celular clonado, a conta hackeada ou a criptomoeda furtada.
- “No Brasil, o número de vítimas cresce em ritmo acelerado. O crimes, por mais usuais que sejam, sempre se atualizam e se modernizam. A informática mesmo veio para modernizar os crimes, cada vez mais digitais”, explicou o advogado André Teófilo.
Segundo o advogado, um cliente da empresa foi vítima de sequestro de informações. Criminosos entraram no banco de dados da empresa e pediram resgate pela devolução das informações.
Na opinião dele, é possível sim evitar alguns tipos de crimes através de cuidados simples. Desconfiar é a principal arma.
- “Com alguns cuidados é possível se proteger bem. As pessoas devem evitar baixar aplicativos gratuitos, não instalar arquivos auto executáveis, nunca passar informações por telefone ou via whatsapp, e em caso de dúvidas, devem ligar para a empresa onde o suposto estelionatário diz pertencer. Outro detalhe é desconfiar de perfis na internet, pois muitas vezes são perfis falsos”, explicou.
 
Direitos das vítimas:
Embora os criminosos contem com novas armas, as vítimas podem sim reaver o dinheiro perdido. Porém, devem ser rápidas.
- “O próprio Banco Central, desde novembro do ano passado, instalou uma sistemática que permite reverter um pix feito. Hoje existem delegacias especializadas para inibir este tipo de crime”, explicou André Teófilo.
Apesar de tudo, é fundamental que as pessoas registrem boletins de ocorrência para fazerem parte das estatísticas e municiarem a Polícia no combate aos mais variados crimes.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://avozderibeirao.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp