04/05/2022 às 16h15min - Atualizada em 04/05/2022 às 16h15min
Condomínios ganham mercadinhos em RP
Medida tem sido adotada nas diferentes regiões da cidade
Pixabay Ribeirão Preto conta hoje com cerca de 5 mil condomínios. Um alto número que tem se reinventado para proporcionar qualidade de vida aos moradores. O destaque tem sido a criação de pequenos mercadinhos dentro desses locais.
A comodidade ganhou espaço nos últimos anos, muito por conta da pandemia, em razão do isolamento social. Assim, diversos condomínios optaram pela implantação de pontos de venda de produtos diversos nas áreas comuns. Em algumas situações, o local de vendas funciona dentro de conteiners.
- “É uma novidade incrível. As estruturas oferecem produtos básicos para o dia a dia, o que permite às pessoas facilidades que antes não eram possíveis. Lembrando que em algumas regiões da cidade não há grande infraestrutura em serviços. Ou seja: muitos precisam sair com o carro e transitar longos quilômetros até alcançarem um supermercado”, explicou o advogado condominial Luiz Fernando Maldonado.
Contudo, há alguns aspectos que devem observados com atenção. De acordo com o especialista, primeiro deve-se analisar a viabilidade do projeto, bem como os produtos que serão disponibilizados, além de definir se haverá bebidas alcoólicas e como se efetivará a proibição de consumo para menores de idade.
Outro fator é estimar se o contrato gerará algum risco estrutural para o condomínio, incluindo implicações de sobrecarga de energia elétrica em razão do uso e até eventuais interferências do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
- “É fundamental que tudo isso seja observado com atenção para evitar problemas futuros. Por ser algo novo, é importante que especialistas sejam ouvidos, a fim de analisar o regimento interno e os setores necessários antes de formular o contrato”, explicou.
Para Daniel Farias, síndico de um condomínio em Ribeirão Preto, vale a pena todos os esforços. Segundo ele, os moradores de seu condomínio ganharam qualidade de vida e reduziram até mesmo o custo com combustíveis no dia a dia.
- “O trabalho inicial é grande e o leque de responsabilidades aumenta, mas vale bastante a pena contar com uma estrutura dessas. Todos ganham”, finalizou.