Instituto Jô Clemente (IJC) assume gestão do Espaço Maternidade na Estação da Luz com equipe formada por mulheres com deficiência

Projeto do Governo do Estado de São Paulo oferece acolhimento e estrutura para mães e bebês no transporte público e reforça inclusão social

SARAH ABRãO
30/06/2025 11h17 - Atualizado há 6 horas
Instituto Jô Clemente (IJC) assume gestão do Espaço Maternidade na Estação da Luz com equipe formada por
Foto: Divulgação

O Instituto Jô Clemente (IJC), Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, assume a gestão do Espaço Maternidade, um ponto de apoio localizado na Estação da Luz da CPTM, centro de São Paulo. 

Esta iniciativa, liderada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Políticas para a Mulher, visa proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e funcional para mães e bebês que utilizam o sistema ferroviário da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A parceria entre o Instituto Jô Clemente (IJC) e a SP Mulher teve início na segunda-feira, 16 de junho de 2025. E desde quarta-feira, 18 de junho, a equipe da entidade realiza a gestão do Espaço Maternidade da estação da Luz, oferecendo suporte essencial para a amamentação e cuidados básicos com a higiene dos bebês, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O Instituto será responsável pela gestão inicialmente por cinco meses – até novembro de 2025. Após esse período, está prevista a continuidade do funcionamento do espaço por meio de um chamamento público a ser realizado pela Secretaria responsável.

“Esta nova parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC) reforça nosso compromisso em oferecer apoio qualificado às mães no sistema de transporte público. Juntas, seguimos garantindo um espaço seguro e funcional para amamentação e cuidados com os bebês, fortalecendo a rede de proteção das mulheres em São Paulo”, destaca Valéria Bolsonaro, secretária de Políticas para a Mulher.

“A atuação do Instituto Jô Clemente (IJC) neste projeto vai além da prestação de um serviço. Estamos impulsionando a inclusão social, garantindo o direito das mulheres à amamentação e aos cuidados com seus filhos em um espaço público, e consolidando nossa missão de construir uma sociedade mais acolhedora e acessível”, destaca Monica Rocha, supervisora de projetos do Instituto.

Para além do atendimento a mães e bebês, o Espaço Maternidade na Estação da Luz da CPTM representa um significativo avanço na humanização do transporte público, abrindo caminho para a implementação de mais projetos focados em acolhimento, diversidade e bem-estar no sistema de mobilidade urbana de São Paulo.

 

Serviço:

Espaço Maternidade da Estação da Luz

Endereço: Praça da Luz, 1, Luz, São Paulo

Horário de funcionamento: Segunda a sexta: 7h às 19h

Entrada gratuita e sem necessidade de agendamento prévio.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ABRÃO CARDOSO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp