19/09/2022 às 16h00min - Atualizada em 19/09/2022 às 16h00min

Ribeirão Preto sobe no IDEB dos anos finais do Ensino Fundamental

Guilherme Sircili

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 para o país foi divulgado na manhã desta sexta-feira, dia 16, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Ideb monitora a qualidade de ensino das escolas que fazem parte da rede pública de todo o país. O resultado evidenciou os impactos, já antecipados por esta Secretaria Municipal da Educação, causados pela suspensão das aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus. A rede municipal de Ribeirão Preto teve o indicador de 5,4 no 5º ano e no 9° ano do ensino fundamental.

 

“O Ideb de 5,4 dos anos finais, uma alta de 0,6 pontos, retrata, principalmente, o investimento que fizemos em 2019, com a contratação de professores, avanços na proposta pedagógica, implementação do Referencial Curricular, e também a organização na estrutura das escolas”, explica o secretário da educação, Felipe Elias Miguel. “A implantação do programa “Escola na TV”, durante a pandemia, em parceria com a TV Câmara, também possibilitou aos estudantes a participação nas aulas transmitidas pela tevê, criando uma rotina de estudos, mesmo durante as aulas remotas. É importante frisar, ainda, o comprometimento dos professores, que foram essenciais para esse resultado positivo”, disse o secretário.

 

“Já o resultado nos anos iniciais do fundamental, que teve uma queda de 0,6 pontos em comparação ao ano de 2019, evidenciou os impactos da pandemia da covid-19 no ensino. Com a suspensão das aulas presenciais, os estudantes desse segmento tiveram maior dificuldade para se adaptarem ao ensino remoto e às tecnologias digitais”, explica, Felipe, lembrando que Ribeirão Preto ficou por quase dois anos sem aulas presenciais, sendo uma das últimas cidades a retornar, após a judicialização que impediu a volta às aulas 100% presenciais. “Todo esse impasse também afetou os estudantes, que ainda estão em fase de alfabetização”.
 

Ainda de acordo com o secretário, o resultado já era esperado, “por isso todos os esforços para a recuperação da aprendizagem foram iniciados já no início do ano, focando na alfabetização desses estudantes, com a implantação do 2º professor em sala de aula, ampliação da carga horária, recuperação no contraturno escolar e nas oficinas de Língua Portuguesa e Matemática”. ``As avaliações diagnósticas também têm o objetivo de monitorar e, desse modo, contribuir para a construção de novas políticas educacionais”.

 

“Agora, nossa equipe técnica realizará a avaliação dos números, buscando alinhar novas ações com os projetos em andamento”, finalizou Felipe.  


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