20/09/2022 às 11h00min - Atualizada em 20/09/2022 às 11h00min
Artigo: Ribeirão Preto ganha “Avenida das Cabras”
Arquivo A Voz de Ribeirão Por David Florim
De retorno à cidade, após um almoço de domingo fora de Ribeirão, nos deparamos com uma cena inusitada. Grande quantidade de cabras, se fartando com diferentes folhas, em um “chá da tarde”, em pleno canteiro central da Avenida Costa e Silva, zona norte de Ribeirão Preto.
Por ali, além dos carros que passavam pela via em alta velocidade, e que buzinaram para evitar qualquer acessos dos animais em alguma das pistas, não havia nenhum responsável pelas cabras.
Elas se alimentavam tranquilamente, e às vezes, uma ou outra ameaçava colocar uma das patas na via, mas retornava ao canteiro diante da passagem de algum carro.
A cena chamou a atenção, pois poucos metros adiante, há ligeira curva para quem chega em Ribeirão Preto. Ou seja, é um ponto que, se o motorista não estiver “muito bem ligado”, é pego de surpresa. Aliás, é um dos pontos onde os radares da Transerp costumam estar presentes.
A Marechal Costa e Silva, de trânsito intenso, por um dia contou com congestionamento de cabras. Se a moda pega, os motoristas estarão cada vez mais expostos a um dia ruim.
Em nota, a Secretaria do Meio Ambiente informou que possui o serviço de recolhimento de animais de grande porte solto nas ruas sem a presença do proprietário. É importante esclarecer que pelo artigo 183 do Código do Meio Ambiente, é proibido o abandono de animais em logradouros públicos, constituindo em infração de média a grave.
Em caso do munícipe se deparar com uma animal de grande porte solto em via pública, denunciar pelo telefone 0800 8871511 ou pelo WhatsApp 16 99178 3000. A empresa terceirizada recolhe o animal, avalia o seu estado de saúde, faz a microchipagem, além de verificar a propriedade e destinação adequada nos casos em que os proprietários não fizerem o resgate do animal.