Agosto de 2025 – Com o intuito de diversificar seu time técnico de instalação, a Desktop, empresa de telecomunicações presente em mais de 200 cidades do interior e litoral de São Paulo, lança o programa “Diversidade em Campo”. Por meio do incentivo à formação profissional e abertura de vagas, o projeto é mais uma das ações de inclusão da companhia e busca elevar a presença de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ em todas as suas áreas e atividades.
Para isso, a Desktop conta com a parceria do Senai Unidade Sumaré, que fornecerá de gratuitamente aos participantes o curso de Instalação e Reparo de Fibra Óptica para formar os futuros talentos que preencherão as 20 vagas abertas para esse programa educacional. Para a diretoria de Gente & Gestão, ESG e Integrações da Desktop, Gustavo Redondo, é uma oportunidade de elaborar uma iniciativa completa, voltada à promoção e valorização da pluralidade de vivências, realidades e perfis. "Escolhemos o Senai como parceiro por ser uma das maiores instituições de ensino profissionalizante do país”, detalha o executivo. “A organização tem um histórico forte, e será o ambiente ideal para oferecer aos alunos uma formação sólida e que respeita as suas particularidades”, complementa.
Além disso, a Desktop também se uniu ao Centro de Referência LGBT de Campinas, o primeiro serviço público governamental do país a dar assistência a essa comunidade, que apoiará a divulgação do curso, incentivando a participação de pessoas candidatas qualificadas. O curso será aberto e disponível para todas as pessoas da região que queiram se desenvolver profissionalmente e buscar uma oportunidade no mercado de trabalho.
O “Diversidade em Campo” será realizado no contraturno, período que possibilita aos participantes conciliar a rotina profissional com as atividades educacionais. A iniciativa se sustenta em três pilares: capacitação, vagas afirmativas e ampliação da representatividade. “A ideia é fortalecer a cultura de valorização e formação de pessoas que construímos continuamente dentro da empresa e agora, com o Diversidade em Campo, estender esse compromisso também para pessoas de fora da organização, alcançando as comunidades onde atuamos." afirma Gustavo, que mantém sob sua gestão as iniciativas de diversidade e inclusão.
Os alunos participarão dos treinamentos técnicos padrão da empresa, que incluem temas como segurança do trabalho, primeiros socorros, noções básicas de eletricidade, telecomunicações e redes de computadores aplicadas à instalação e manutenção de equipamentos. Além disso, receberão capacitações voltadas ao atendimento ao cliente, comunicação efetiva, diversidade e inclusão. A proposta é preparar os futuros profissionais para lidar com situações em que esses aspectos estejam presentes no ambiente de trabalho ou durante o atendimento a clientes.
As pessoas que se destacarem nas aulas do Senai serão convidadas a participar dos processos seletivos da Desktop para uma posição efetiva.
Ambiente de trabalho seguro para todas as pessoas
A Desktop reforça seu compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) por meio de formações contínuas voltadas às suas equipes. Desde 2023, os treinamentos e eventos são elaborados por especialistas em inclusão e conta também com envolvimento dos próprios grupos de afinidade da empresa. “Temos observado uma forte adesão às formações e ações conduzidas internamente. Além dos letramentos, realizamos pesquisas internas periódicas para acompanhar a percepção de quem faz parte da Desktop. Os resultados indicam uma grande abertura para a inclusão e valorização de profissionais com perfis diversos, inclusive de grupos historicamente sub-representados”, destaca Gustavo Redondo, executivo da área.
Esse compromisso com um ambiente de trabalho mais plural e respeitoso foi validado pelo último resultado da certificação da GPTW, realizado no último trimestre de 2024. Mais de 90% das pessoas colaboradoras afirmaram se sentir respeitadas por serem quem são, independentemente de raça, etnia, orientação afetivo-sexual, identidade de gênero ou faixa etária. A GPTW, sigla para Great Place to Work, é uma organização internacional que certifica as melhores empresas para se trabalhar, com base em uma pesquisa anônima e segura que avalia a experiência dos colaboradores em relação à cultura organizacional, respeito, confiança e pertencimento.
Serviço:
Curso de formação técnica de Instalação e Reparo de Fibra Óptica
Inscrições até 22 de agosto, pelo link https://pt.surveymonkey.com/r/diversidadeemcampodesktop
Início das aulas: 25 de agosto de 2025
Término das aulas: 28 de novembro de 2025
Dias da semana: segundas e terças-feiras
Horário: das 18h às 22h – com a necessidade de cumprimento de, pelo menos, 80% da carga horária do curso para receber a certificação
Local: SENAI "Dr. Celso Charuri" — Av. Rebouças, 3965, Jardim São Carlos, Sumaré/SP
Público
Mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+
Residentes preferencialmente nas cidades de Campinas, Sumaré, Nova Odessa, Paulínia, Hortolândia ou Americana
Requisitos para participar do programa de formação Diversidade em Campo
Ter 18 anos ou mais
Ensino Médio completo
CNH B definitiva
Sentir segurança para atuar em altura e espaços confinados
Ter disponibilidade para realizar atividades externas
Ter boa comunicação será um diferencial
Vagas na Desktop
Ao longo do curso, as pessoas participantes que se destacarem e manifestarem interesse em ingressar na Desktop poderão participar do processo seletivo para a posição de Consultor(a) Técnico(a) Trainee, com atuação em atividades de instalação e reparo de fibra óptica.
Diferenciais para as pessoas contratadas
A Desktop oferece um pacote de benefícios atrativo, que inclui programas estruturados voltados ao desenvolvimento e à valorização de pessoas.
Os times técnicos contam com trilhas de carreira que apresentam de forma clara os requisitos para cada etapa e disponibilizam as ferramentas necessárias para o crescimento profissional e a ascensão dentro da empresa.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO TAGLIARI NOGUEIRA
[email protected]