Abrafarma aposta que setor investirá R$ 1bi em inovação de IA

CEO Sergio Mena Barreto diz que o processo disruptivo já começou e a evolução tecnológica deve manter o protagonismo humano

JéSSICA DA CONCEIçãO
20/08/2025 12h50 - Atualizado há 7 horas
Abrafarma aposta que setor investirá R$ 1bi em inovação de IA
Foto: Guto Marcondes
O uso da inteligência artificial (IA) como inovação tecnológica, tanto para melhorar as interações com o consumidor no ponto de venda como para aprimorar a gestão dos negócios, deverá avançar rapidamente nos próximos anos no varejo farmacêutico brasileiro. “Podemos estimar que os investimentos destinados à inovação do setor chegarão à ordem de R$ 1 bilhão nos próximos cinco a dez anos”, afirma Sergio Mena Barreto, CEO da Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

A entidade promoveu nos dias 12 e 13 de agosto, no Distrito Anhembi (São Paulo-SP), a 12ª edição do Abrafarma Future Trends, o maior congresso do varejo farmacêutico das Américas. O evento bateu recorde de público e de empresas expositoras, reunindo mais de 7 mil participantes e mais de 90 marcas de produtos e serviços voltados ao grande varejo farmacêutico, representado pelas 29 redes associadas à Abrafarma.

Segundo Barreto, a IA deixou de ser tema do futuro e já está incorporada ao cotidiano das organizações do setor, consolidando-se como prioridade de investimento. Embora a tecnologia esteja no centro das inovações, o executivo destaca que o indivíduo permanecerá como protagonista.

“À medida que a inteligência artificial for incorporada à rotina de vendas, veremos a força de trabalho migrar para atividades de maior valor intelectual e menos operacionais”, afirma. Para ele, o futuro será mais tecnológico, mas sem abrir mão da presença essencial do ser humano.

Evento expôs modelo de farmácia do futuro


Com curadoria de inovação da Vip-Systems e planejamento de layout e mobiliário da Metalfarma, os visitantes do Abrafarma Future Trends puderam conhecer a Farmatech. Trata-se de uma loja-piloto equipada com 35 novas tecnologias aplicáveis ao ponto de venda e que devem fazer parte do varejo farmacêutico no futuro próximo.

Entre as novidades, o robô Anne recebe o consumidor e atua como assistente de vendas. Por meio do escaneamento de um QR Code, o cliente pode acessar informações sobre os recursos disponíveis na loja. Segundo Regiane Romano, diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Vip-Systems, “as 35 tecnologias apresentadas oferecem funcionalidades que facilitam a gestão dos pontos de venda com segurança, precisão e rapidez”.

Na Farmatech, o cliente pode interagir com a tela de um tablet para solicitar a indicação do perfume mais adequado para determinada ocasião e receber uma borrifada da fragrância sugerida pela IA, por meio de um dispensador. Se aprovado, o pedido pode ser finalizado no próprio tablet e encaminhado para o checkout.

Outra solução de destaque é uma central de controle operacional da loja, instalada fora da área de atendimento, que auxilia na gestão e também pode apoiar a segurança pública. Por meio de um tótem digital conectado ao Smart Sampa, sistema de monitoramento da Prefeitura de São Paulo, e a outras plataformas similares, a tecnologia pode contribuir para a localização de pessoas desaparecidas e a identificação de foragidos da justiça.

O poder do setor

A organização das farmácias em sistema de rede permitiu mapear o poder econômico do setor. Os números das 29 redes associadas à Abrafarma impressionam: nos últimos 12 meses, foram realizados 1,3 bilhão de atendimentos – o equivalente a seis visitas à farmácia por habitante no período. O faturamento somou R$ 109,32 bilhões, segundo a entidade.

“Esses resultados evidenciam a capilaridade e a relevância do setor, reforçando que o uso da IA pode transformar as redes de farmácias em hubs com tecnologia intensiva para tornar mais amigável a jornada de consumo e saúde”, conclui Mena Barreto.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Jéssica da Conceição
[email protected]


FONTE: Scritta - Serviço de Notícia
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp